29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Clube da Melhor Idade de Nova Odessa terá Espaço da Leitura

Compartilhe essa notícia!

Vereador Celso Concrenova sugeriu projeto e primeira-dama Andréa Souza implantará local de lazer

 

Além das diversas atividades físicas e dos jogos de raciocínio oferecidos, o Clube da Melhor Idade passará a disponibilizar, em breve, um Espaço da Leitura. Um local onde os idosos possam passar momentos descontraídos e de conhecimento através de livros compartilhados. É o projeto “Ler, Ouvir e Contas Histórias”, sugerido pelo vereador Celso Gomes dos Reis Aprigio, o Celso Concrenova, e que será implantado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social, Andréa Souza.

O vereador havia proposto o espaço, por meio de requerimento aprovado na Câmara, e após reunião do com a primeira-dama houve o acerto para a implantação do local. “As pessoas podem levar livros que já leram, que estão em bom estado de conservação em suas casas. O pessoal da Melhor Idade pode ler e se distrair, além de adquirir mais conhecimento”, destaca o vereador Celso.

Segundo o vereador, a ideia é agregar mais esta atividade ao Clube da Melhor Idade, para o qual estão sendo providenciados o acervo literário e a mobília. São aceitas doações da comunidade e buscadas parcerias com empresas ou institutos. Os livros deverão ser emprestados somente aos idosos cadastrados no Clube e o lançamento do projeto deve ocorrer no próximo dia 28, véspera do Dia do Livro (29).

O projeto ainda prevê que, uma vez por mês, um grupo de jovens possa fazer leitura aos idosos, assim como contar e ouvir histórias, como forma de trocar experiências e obter novas vivências. É citado o exemplo da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Salime Abdo, onde uma sala trabalha com o projeto “Semeando Leitura e Colhendo Leitores”.

Os organizadores da iniciativa ressaltam que a leitura auxilia na memorização e ativa a mente, podendo ajudar inclusive os idosos na prevenção a problemas como o Mal de Alzheimer. Isso tendo em vista que a área do cérebro responsável pela leitura está intimamente ligada à região da memória, assim como às da atenção, da concentração, da visão e da linguagem falada.

O pessoal da Melhor Idade tem muitas opções de atividades físicas no Clube, como ginástica, hidroginástica, pilates e esportes. E junto com os jogos de raciocínio, o hábito da leitura ajuda a manter e melhorar a saúde mental”, ressalta Andréa Souza. “Esperamos contar com a participação da comunidade e dos frequentadores do Clube da Melhor Idade”, completa a presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Assessoria de imprensa

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!