19 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Clareamento dentário: saiba como manter os resultados do procedimento por mais tempo

(crédito: divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

Conheça alimentos que podem ser prejudiciais nas primeiras 48 horas de clareamento

 

Diversas pessoas buscam ter os dentes mais brancos, e um dos caminhos mais usuais é o clareamento dental, que nada mais é que uma microlimpeza feita na estrutura do dente. Existem alguns tipos de clareamento, tais quais o que utiliza a técnica a laser, o clareamento interno e até mesmo com a luz violeta, e o dentista pode até mesmo combinar duas técnicas. No entanto, após fazer o clareamento, é necessário tomar alguns cuidados, pois os pigmentos externos dos líquidos e alimentos ingeridos podem prejudicar o resultado.

Vale também ressaltar que manter o clareamento envolve também uma alimentação saudável, distanciando-se de alimentos com alta concentração de corante. Logo, uma dieta branca será recomendada, pois ocorrerá uma exposição da dentina, natural do processo de clareamento, que usa o peróxido de hidrogênio para clarear áreas manchadas, deixando-as mais embranquecidas. Esse processo pode expor as camadas mais sensíveis do dente, tornando-as mais brancas e afetando essa camada de dentina, que é bastante suscetível a bactérias, por isso a preocupação com os alimentos deve ser redobrada.

Sucos e refrigerantes

Ao realizar o clareamento, é preciso evitar inicialmente o consumo de refrigerantes e sucos, principalmente os que possuem essa concentração de corante, em especial os sabores de laranja e uva, pois ambos possuem a capacidade de manchar o dente, devido à cor mais escura.

Chocolates

Bem como os sucos mais escuros, o vinho também não é recomendado após a realização do procedimento; além da coloração, ele também possui um alto teor de acidez, o que pode ser danoso. Mas, para além disso, o consumo excessivo de doces pode causar cáries, então de qualquer maneira é importante evitar o alimento para não prejudicar a saúde bucal.

 

Cafés

O café é inimigo do clareamento dental, afinal ele é um dos líquidos que mais possuem pigmento. Naturalmente, ele já altera a cor dos dentes, provocando até mesmo danos no esmalte e trazendo manchas quase que irreversíveis. Ainda sobre líquidos, alguns chás também devem ser evitados, como o chá mate, o de hibisco, o chá preto, entre outros.

Ketchup e molho de tomate

Embora o tomate esteja bastante presente na culinária brasileira, ele deve ser evitado após realizar o clareamento dos dentes. Mesmo de maneira natural, através de molhos ou ketchup, por conta da pigmentação e da acidez, ele pode ser muito prejudicial à estrutura dos dentes. Até mesmo a sensibilidade dentária pode ser afetada.

Sabe-se que esses alimentos estão muito presentes no dia a dia, e, por isso, pode ser difícil não consumi-los, mas vale ressaltar que a recomendação é de manter distância deles apenas por 48 horas após o procedimento. Vale frisar também que o clareamento mais indicado é o feito por um profissional que tenha a formação adequada e tenha passado pela faculdade de odontologia.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!