Cirurgia de crânio com implante produzido pela Unesp tem sucesso


Próxima operação será em paciente adulto

Atendendo a uma solicitação do Prof. Dr. Aristides Augusto Palhares Neto do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, a equipe do Centro Avançado de Desenvolvimento de Produtos (CADEP), coordenado pelo Prof. Dr. Osmar Vicente Rodrigues, do Departamento de Design, da FAAC, tendo como base apenas um arquivo de uma Tomografia Computadorizada do trauma do paciente (um menino de seis anos), usou seus recursos de tratamento de imagens e impressão 3D, e produziu um implante personalizado, em acrílico.

A finalidade desse implante era para ser usado numa cirurgia (cranioplastia) que reconstitui a parte óssea que foi perdida, recuperando a forma e aparência originais da área afetada, oferecendo a necessária proteção mecânica ao crânio, e a consequente integridade física do cérebro.

Essa cirurgia aconteceu na última segunda-feira, dia 31 de agosto, no Hospital das Clínicas do Campus de Botucatu, e foi um sucesso. Com o implante se encaixando perfeitamente à região correspondente à falta de massa óssea, conforme previsto, colaborou para que a cirurgia transcorresse com tranquilidade. Isso significa que muito em breve, essa criança poderá, dentre outras atividades, voltar a brincar e a jogar futebol, esporte que ele tanto gosta, mas que há quatro anos, estava impedido de fazê-lo, em função do risco de um trauma direto no cérebro, pela falta de parte do crânio. Parte essa que, a partir de agora, está ocupada pelo implante.

Ainda nesta semana o CADEP finalizará a impressão 3D do protótipo do segundo implante, para outro paciente, desta vez para um adulto, a fim de receber a confirmação da equipe médica, para iniciar a produção definitiva deste.

Para saber mais sobre o CADEP, visite www.cadepunesp.com.br ou no próprio site da FAAC em www.faac.unesp.br clicando no logo do Laboratório na coluna da direita.

Unesp

Comentários

Notícias relacionadas