SB24Horas

Notícia na hora certa!

Circuito das Águas Paulista – 11 atividades de aventura e lugares para ver a cidade de Socorro do alto

Pedra Bela Vista - Rock View VGCOM - ASTUR - DANIEL ROSA

Vôo livre, mirantes, tirolesas, caminhada na montanha, rapel, rock view e arvorismo para apreciar as belezas da cidade por um ângulo privilegiado

 

 

Em uma viagem, um olhar mais apurado pode revelar belas surpresas. Além de se atentar aos detalhes que tal também mudar o ângulo? Localizada em meio a Serra da Mantiqueira a Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – têm inúmeros pontos altos onde se pode apreciar de forma privilegiada e diferente as belezas da região. De atividades de aventura “com emoção” a uma tranquila apreciação, o turista pode escolher entre vôo livre, mirantes, tirolesas, caminhada na montanha, rapel, rock view e arvorismo.

O voo duplo de parapente, realizado pela Ronaventura, com certeza será uma experiência incrível. Realizada com instrutores e monitores devidamente habilitados pela ABP – Associação Brasileira de Parapente – a atividade acontece no Pico da Cascavel, um dos pontos mais altos da cidade, o que permite sobrevoar e apreciar de um ângulo favorecido as belas paisagens.

PróximAventura – Caminhada da Montanha
VGCOM – ASTUR – PróximAventura

A Caminhada de Montanha, da PróximAventura, é outra oportunidade. O objetivo é alcançar o cume da Pedra do Gavião para contemplar a paisagem e o pôr do sol. A atividade é uma vivência única: parte de 880 metros em relação ao nível do mar, chega a 1020m e coloca os participantes em uma sinergia total com a natureza e o ambiente de montanha.

Socorro tem a única tirolesa que passa por dois estados, com 1 km de extensão e 140m de altura, localizada no Hotel Fazenda Parque dos Sonhos. É a primeira tirolesa voadora do Brasil. Voadora porque, ao contrário das tradicionais, que a posição para a atividade é sentada, nesta a pessoa vai deitada de bruços, suspensa por dois cabos. Como dizem: é a ponte aérea mais rápida de São Paulo a Minas Gerais. Também existe a opção de 180 metros, no Parque Aui Mauê, que passa sob um lindo lago. Já os hóspedes do Portal do Sol Hotel Fazenda podem curtir a tirolesa no próprio local.

No Rock View, atividade da Pedra Bela Vista, o turista pode contemplar a vista panorâmica em quase 360º bem no topo da pedra onde é colocado em um equipamento que permite andar de frente para a rocha e chegar até a beirada da pedra, a 100 metros de altura. As cordas são presas no equipamento, nas costas do praticante, seguindo todas as normas de segurança para atividades de aventura. Quem prefere sem adrenalina, o local tem o pôr do sol mais concorrido, com uma bela vista. O maior rapel da cidade também pode ser feito lá, com 98 metros de adrenalina promove uma linda vista do vale verdinho.  

No Parque Kango Jango o rapel é de 48 m, com descida positiva – quando os pés do praticante tocam a parede – em todo trajeto.

Com uma visão especial, na altura das copas das árvores, o arvorismo é um percurso a pé, por trilha suspensa em plataformas em postes. A realizada no Parque Monjolinho tem vários obstáculos que vão desde uma falsa baiana à travessia de pontes e cordas. Os objetivos são transpor obstáculos, se superar e contemplar a natureza. Já pela Mundaka Aventura, é possível observar plantas e animais em uma travessia por cima do rio. São 500 metros de extensão e 16 etapas diferentes. Ambas terminam em uma tirolesa de 80 metros.

Mirante do Cristo é “aquele” lugar que todo turista precisa conhecer. Além de ter uma linda vista panorâmica, ainda tem um empório com produtos artesanais da região e também é o centro oficial de informações turísticas da cidade. A estátua com quase 6 metros, em cima de uma base de mais de 6 metros, pode ser percebida ao longe. O acesso é fácil pela estrada municipal Cristo Redentor. A dica é já apreciar a paisagem à medida que sobe. Lá de cima, a visão da paisagem, que mistura construções e muito verde em meio às montanhas, amplia a sensação de bem estar.

No Hotel Fazenda Colina dos Sonhos existe uma bela vista do topo da Serra da Mantiqueira cortado por lindas cachoeiras e trilhas em meio à mata. Uma atração concorrida para hóspedes e não hóspedes é a Tenda do Pôr do Sol para acompanhar do alto o espetáculo da natureza no entardecer. Para completar a experiência, o bar que oferece carta de vinhos selecionada e cardápio com pizza assada no forno de cupim, tábua de frios, etc.

Descubra Socorro: Estância Hidromineral de Socorro é o portal de entrada do Circuito das Águas Paulista, composto por nove municípios. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. Em 2021, a “cidade aventura” – com mais de 20 atividades de aventura e ecoturismo – recebeu o selo Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). Além de ser finalista nas categorias Aventura e Ecoturismo, foi vencedora no Top Destino Social, no prêmio Top Destinos Turísticos. E ainda, Socorro passou a ser a primeira cidade brasileira qualificada como membro da rede Cittaslow, uma associação internacional de localidades “onde viver é bom”.  Saiba mais em www.socorro.tur.br

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 80 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.