fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Cine Debate, da Estação Cultural, discute a mobilidade urbana com a exibição do documentário ‘Sociedade do Automóvel’, neste sábado

Filme retrata a dependência das pessoas pelo carro, além de fazer uma crítica o modelo atual, em que as pessoas ficam isoladas em seus automóveis

estacao_cultural2 (1) 

Os dados espantam. De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), na última década, o número de veículos automotores no Brasil cresceu dez vezes mais que o aumento da população. De olho nessa questão, o Cine Debate da Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste propõe uma reflexão sobre a mobilidade urbana e apresenta neste sábado, 26 de outubro, às 14h, o documentário “Sociedade do Automóvel”, dirigido por Branca Nunes e Thiago Benicchio. A participação é gratuita.

 

Após a exibição, haverá um debate sobre o tema com a participação do coordenador do movimento Pedala SBO, Eduardo Vale, do autor do projeto Pedal Sustentável, José Carlos Armelin, além da equipe “Cinema de Bicicleta”. A sessão ainda terá uma novidade: a energia para transmitir o filme será gerada pelo próprio público, através de bicicletas ergométricas adaptadas a geradores de energia.

 

O documentário “Sociedade do Automóvel”, de 2005, retrata justamente a dependência do ser humano pelo automóvel, por meio de depoimentos de pessoas que convivem com essa realidade: ciclistas, motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo. O filme também faz uma crítica à solidão presente na vida cotidiana das cidades grandes, onde as pessoas ficam isoladas em seus automóveis.

Pedala SBO -  CINEMA de BICICLETA - 26Out2013 - Cartaz Oficial

“Esse é o momento de trabalharmos juntos na construção de uma cidade mais justa, acessível e transitável. É preciso antecipar os problemas e conscientizar as pessoas para que a situação não fique ainda pior”, ressalta o coordenador do Pedala SBO, Eduardo Vale.

 

Cine Debate

 

Em fevereiro, a Estação Cultural retomou o seu projeto de Cine Debate, em novo dia e horário. Neste ano, as sessões gratuitas acontecem no último sábado de cada mês, às 14h. Na sequência ocorre uma discussão sobre o longa exibido. O novo formato do projeto de cinema visa à exibição de filmes que provoquem e criem a consciência crítica do público, além de fomentar o interesse pela sétima arte.

 

A Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro. Para mais informações, ligue 3455-4830.

 

Cine Debate

Tema: Mobilidade Humana

Onde: Estação Cultural – Av. Tiradentes, 02 – Centro – Santa Bárbara d´ Oeste

Quando: 26 de outubro, sábado

Horários: 14h

Entrada gratuita

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta