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Cinco dicas para ter sucesso no mercado pet

O mercado de produtos para animais de estimação está entre os que mais cresce no país. Os dados mais recentes do IBGE mostram que existe no Brasil uma população de 132 milhões de pets, somos, portanto, a quarta maior população de animais do mundo. De acordo com o Instituto Pet Brasil, em 2017, o setor movimentou cerca de R$25 bilhões, 7% de crescimento se comparado ao ano de 2016.

Tanta efervescência fazem os empreendedores investirem em novos produtos e serviços para o setor. No entanto, apesar de ser um segmento de muito resultado e boas oportunidades, é importante prestar atenção a cinco fatores importantíssimos para se ter sucesso.

#1 Inovação – Criar novos produtos e serviços são a principal chave para o sucesso. Às vezes, pequenas alterações podem representar uma inovação. As empresas que estão buscando criar novos caminhos dentro do segmento podem adaptar algumas coisas que são tendências do mercado de consumo. Por exemplo, alimentação natural e saudável. Ainda existem poucos produtos desenvolvidos para os pets com esse apelo, e investir em formulações alimentares que são uma verdadeira fonte de nutrientes pode ser um dos caminhos da inovação. A diferenciação também pode surgir explorando melhor os momentos de diversão e interação entre tutores e pet. Muito além dos brinquedos, o mercado está sentindo falta de novidades na hora de serviços de entretenimento.

#2 Informatização – O mundo agora é digital e os clientes estão cobrando a presença das marcas nesse novo ambiente. O mercado pet está demorando se adaptar nesse sentido, apesar de ser indispensável para o sucesso de uma empresa. O primeiro passo é ter um site e presença ativa nas redes sociais. Adaptar o conteúdo online para navegação mobile também é urgente. Se o seu produto ou serviço conversam direto com o cliente final, considere a possibilidade de ter um e-commerce. Desenvolver aplicativos de interação com a marca e personalizar a experiência são fatores que podem agregar ainda mais informatização ao seu negócio.

#3 Diferencial competitivo  Ter um diferencial competitivo não é o mesmo que inovar. Inovar pressupõem criar algo novo, que ninguém tenha. Diferencial competitivo é fornecer o mesmo que outras empresas, só que de maneira aprimorada em um os mais aspectos. O diferencial competitivo não é uma maneira de camuflar a inovação que não aconteceu, ele é um aprimoramento na maneira de fazer. Pode ser expressado no atendimento, na execução do serviço, na embalagem do produto ou mesmo no pós-venda. Essa é uma maneira de agregar ainda mais valor a sua marca e garantir a fidelização dos clientes.

#4 Personalidade das marcas – O consumidor está cada dia mais interessado em se relacionar com marcas que ele acredita. Empresas com personalidade irão consequentemente atrair consumidores com os mesmos valores, e nesse sentido a chance de os clientes tornarem-se fies é muito maior, uma vez que foram atraídos pelo que a marca é e faz. No princípio pode parecer que você está excluindo clientes de sua área de captação, mas a verdade é que você estará atraindo aqueles que fazem sentido. É um tiro de precisão no alvo.

#5 Controle financeiro – Talvez o fator mais importante para se ter sucesso, não só no mercado pet, mas que certamente acaba fazendo falta no segmento. Controlar as entradas e saídas, ter um fluxo de caixa saudável, planejar os investimentos para não gastar mais do que ganha, ter metas claras de resultados e controlar de perto a gestão financeira garantem a saúde financeira da empresa. Ignorar esse fator, mesmo em um mercado em franca expansão, pode colocar tudo a perder.

Lucas Marques é CEO do Grupo Ipet.

Sobre o Grupo Ipet:

Fundado em 2015 Grupo Ipet é uma das mais promissoras holdings do segmento pet no Brasil. A empresa é detentora das marcas IpetProducts, que dispõe de uma vasta linha de snacks, rações úmidas, acessórios, brinquedos e produtos para higiene e limpeza; DogBeer, cerveja que é resultado de uma mistura de água, malte e extrato de carne; Dog´sWine, um vinho para cães feito com extrato de carne, água e corante natural de beterraba; além dos molhos saborizados Barbecão, Barbecat, Cãotchup e Catchup. Mais recentemente, a empresa lançou o Botecão Pet, uma espécie de bar para animais cujo local pode ser utilizado para festas. O Grupo registra um crescimento acentuado e visa a expansão por meio de franquias.

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Redação
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