Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Opinião

Cinco ações para proteger o coração

Dennis Moraes 29 de setembro de 2023 4 minutes read
Doutor Roque Savioli_Crédito-Arquivo pessoal

* Dr. Roque Savioli 

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Nosso coração está pedindo socorro! Segundo o Cardiômetro, indicador criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, o cenário é preocupante, pois só no Brasil são 1.100 mortes por dia, uma média de 46 por hora e 1 a cada 90 segundos.

 

Sou médico assistente do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, desde 1977, e atuo na Unidade de Cardiogeriatria. Com essa experiência, de quem, há quase 50 anos, tem a missão de cuidar da saúde cardíaca de homens, mulheres e suas famílias, atesto que: está em nossas mãos a grande chance de combater as doenças cardiovasculares.

 

Na minha prática clínica, tenho verificado os fatores responsáveis pela ocorrência das doenças cardíacas nos meus pacientes. Todo mundo quando fala de infarto pensa que ele ocorre somente de maneira fulminante, do dia para noite. Só que não é assim! Não se trata de estar andando e, do nada, um infarto “cai na sua cabeça”. O infarto de amanhã foi construído por todas as escolhas erradas que você fez hoje.

 

As principais doenças da atualidade estão relacionadas ao infarto: obesidade, diabetes tipo 2, depressão e insônia. Não faltam estudos científicos publicados por instituições renomadas que apontem: o estilo de vida atual é muito mais determinante para um infarto do que a genética.

 

A ciência nos mostra hoje que somente 20% dos problemas é culpa dos genes que recebemos de nossos pais. A boa notícia é que os outros 80% estão em nossas mãos. Ou seja, são os nossos hábitos de vida, os alimentos que escolhemos, a forma como gerenciamos o estresse e abrimos espaço para a espiritualidade que nos protegem ou nos adoecem.

 

Nós vivemos hoje um estilo de vida altamente inflamatório, cercados de químicos tóxicos da poluição, dos agrotóxicos, dos cosméticos.

 

O corpo fica tão sobrecarregado que torna-se ainda mais fundamental seguir os passos essenciais para sair da rota do infarto. Por isso, cinco recomendações são essenciais para proteger o coração: alimentação do estilo mediterrâneo, com mais frutas, legumes, vegetais, azeite de oliva, oleaginosas, mais peixes do que carnes vermelhas e sem industrializados e ultraprocessados; movimentar-se (caminhar, passar menos tempo sentado), afinal o sedentarismo hoje é o “novo cigarro” e usar o corpo é a forma mais eficiente que existe de proteger o coração; aprender a respirar de forma consciente e a gerenciar as emoções, pois o estresse adoece o coração da mesma forma que o tabagismo e alcoolismo: pavio curto é igual a vida curta; viva em comunidade, isto é, faça conexões profundas – elas já foram mapeadas como o fator mais decisivo para a longevidade ativa e saudável -, trabalho voluntário, estabeleça uma rede de apoio e boas relações familiares, pois trazem sentido para a existência; pratique a espiritualidade: o exercício da fé e a espiritualidade, além de preencherem o vazio interno que é gatilho de doenças, também acionam mecanismos anti-inflamatórios no organismo que são protetores do coração e do cérebro, influenciando até na redução da mortalidade.

 

Melhore seus hábitos e tenha um coração saudável e uma vida longa!

* Dr. Roque Savioli  é cardiologista, médico assistente do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, desde 1977, e integra o corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e do Hospital Israelita Albert Einstein. Já escreveu 15 livros, sendo um deles “Um Coração de Mulher”, um dos títulos publicados pela editora Canção Nova.

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal SB24Horas
Tags: ações coração Dr. Roque Savioli proteger

Post navigation

Previous: Teatro Municipal recebe espetáculo infantil “Encanto – O Musical Jr” neste domingo
Next: Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta tem início na segunda

Leia também:

T21 - Imagem Freepik
  • 24 Horas
  • Opinião

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais do que presença em sala de aula

Dennis Moraes 18 de março de 2026
Dep Est Rafa Zimbaldi (2)
  • 24 Horas
  • Opinião
  • Política

68 suicídios evitados, 37 ataques a escolas frustrados e 200 estupros impedidos: o trabalho de proteção às crianças na Internet

Dennis Moraes 18 de março de 2026
Racha
  • 24 Horas
  • Dennis Moraes
  • Opinião
  • Política

Exonerações, bastidores e a velha política de sempre em Santa Bárbara d’Oeste

Dennis Moraes 18 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente