Brasil / Mundo 

Cidade de Morretes ganha publicação voltada ao turismo

Guia Viva Morretes reúne informações históricas da cidade e estimula geração de renda local

 

Uma das cidades mais belas do Brasil e com importante destaque histórico ganha o seu primeiro guia turístico impresso, o Viva Morretes. Famosa por sua riqueza em arquitetura colonial, com casarões antigos preservados, o que movimenta o turismo local, além de restaurantes que oferecem o mais conhecido prato típico da região: o barreado, a cidade, considerada o berço da cachaça nacional, tem muito mais a revelar.

De acordo com o idealizador do guia, o empresário Marcus Andreoli, a intenção da iniciativa é divulgar e promover atrações que oferecem uma experiência única de Morretes para o turista, além de realizar ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região. “Percebemos que o comércio local e a própria região são muito ricos, mas não sabem exatamente como oferecer isso ao turista. Assim, pensamos em um material que fosse capaz de indicar pontos que não podem faltar à visitação, bem como estabelecimentos comerciais que devem obrigatoriamente fazer parte do roteiro do visitante”, diz o empresário.

 

Guia turístico de bolso

O Guia Viva Morretes possui 55 páginas com recomendações que abordam a história da região, bem como a gastronomia, hospedagem e um destaque especial para a natureza exuberante da cidade. A beleza e a riqueza da história, cultura e natureza de Morretes são impressionantes. Além disso, a cidade conta com comerciantes, restaurantes e pequenos produtores empenhados em oferecer produtos e serviços de excelente qualidade. Todos esses lugares estão presentes no Guia.

O material propõe três tipos de passeio. “Dividimos o guia para roteiros que podem ser feitos em quatro horas, um dia e dois dias. Dependendo do período em que o turista permanecer na cidade, com as indicações do Guia ele consegue fazer tranquilamente o seu passeio. Existem recomendações que vão de degustação de cerveja artesanal e visita à fábrica de cachaça até um parque ecológico e restaurantes diversos. Tudo pra que o turista tenha uma experiência fantástica em Morretes”, afirma Andreoli.

A publicação tem o apoio do SEBRAE/PR e conta com a recomendação de lugares, atrações e dicas. Ao todo são mais de 20 atrações, estabelecimentos comerciais e passeios escolhidos cuidadosamente e comprometidos com a preservação da vegetação nativa (a Mata Atlântica), da História, Arquitetura e da Cultura regional, além da utilização de ingredientes locais e a comercialização/utilização de produtos em processo de Indicação Geográfica do litoral paranaense.

“Além da informação turística e de serviço, o Guia Viva Morretes também apresenta cupons de desconto e brindes. Um deles é o brinde de uma garrafa de água mineral Serra da Graciosa, que pode ser retirada gratuitamente em qualquer restaurante da cidade”, conta o idealizador do Guia.

Muito mais que um Guia Turístico

Mais do que as indicações e recomendações de experiências locais estimulando o consumo consciente por parte dos turistas, o projeto Viva Morretes também impulsiona o desenvolvimento sustentável.

Cada exemplar vendido gera doação para projetos de desenvolvimento sustentável na região. Um deles é a revitalização de uma das remanescentes Casas de Farinha de Morretes.

O Guia Viva Morretes está à venda pelo valor de R$ 10,00 e conta com recomendações de experiências locais, além de cupons de descontos. O Guia também poderá ser adquirido pela internet no site www.vivamorretes.com.br.

 

Comentários

Leia também...