Experimento Desterro - Foto: Divulgação
A Cia do Trailer – Teatro em Movimento chega a Santa Bárbara d’Oeste, neste final de semana (19 a 21 de fevereiro), com três espetáculos documentais gratuitos. Todas as apresentações contarão com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acessibilidade ao público.
A cidade é a segunda a receber a circulação do projeto Trilogia da Memória, contemplado pelo ProAC PNAB 27/2024, que levará três peças teatrais a cinco cidades do Estado de São Paulo. O grupo já passou por Mairiporã e, além de Santa Bárbara d’Oeste, também se apresentará em Peruíbe, Americana e São José dos Campos, onde mantém sua sede no Teatro Marcelo Denny.
Na quinta-feira (19), às 20h, no CEU das Artes de Santa Bárbara d’Oeste (Rua Argeu Egídio dos Santos, 100, Planalto do Sol II), será apresentado o espetáculo Experimento Desterro.doc. A peça é um documentário cênico que parte de dados históricos do período sanatorial de São José dos Campos. O hoje e o ontem se misturam, enquanto atores e músico assumem o papel de documentaristas diante do espaço urbano e de seus próprios corpos. O espetáculo mescla depoimentos reais e materiais documentais para questionar e convidar o público a refletir sobre memórias apagadas, perdas e reconstruções de identidade — pessoais e coletivas.

Na sexta-feira (20), às 16h, no Ponto de Cultura Espaço Arte-Móvel (Rua João Pessoa, 601, Cidade Nova), será apresentado o espetáculo infantil Sputnik II e Outras Histórias Caninas. A montagem apresenta o trio de protagonistas Laika, Enola e Billulaine. Laika, cachorrinha russa, foi o primeiro ser vivo a orbitar o espaço, em 1957, a bordo da nave Sputnik. Enola saiu de Minas Gerais rumo a São Paulo em meio à pandemia de 2020. Já Billulaine, personagem imaginária, viajou o mundo e até escreveu um livro.
Encerrando a programação, no sábado (21), às 20h, novamente no CEU das Artes, será apresentado o espetáculo Ópera Febril, indicado ao Prêmio Shell na categoria Destaque Nacional. A partir da história da antiga Tecelagem Parahyba, a peça reflete sobre as relações de trabalho no Brasil, da era industrial às condições laborais atuais. Com linguagem híbrida entre teatro físico, documental e musical, Ópera Febril propõe uma leitura crítica sobre exploração, alienação e resistência dos trabalhadores ao longo da história.

Arte e reflexão social
O projeto Trilogia da Memória reafirma a trajetória da Cia do Trailer como um grupo comprometido com a criação de obras que unem arte, política e reflexão social.
Partindo da ideia de que lembrar é um ato político, o projeto propõe um mergulho em histórias reais e afetivas para discutir memória, identidade e resistência, convidando o público a refletir sobre o passado como forma de compreender a realidade atual.
“A Trilogia da Memória nasceu desse desejo de olhar para o passado não como algo distante, mas como parte viva daquilo que ainda nos forma e, a partir disso, questionar os desafios da sociedade atual. Revisitar o passado para iluminar o presente e inspirar novas formas de ver e transformar o mundo”, destaca Caren Ruaro, atriz e uma das fundadoras da Cia do Trailer.
Além dos espetáculos, o projeto inclui ações pedagógicas, como oficinas, workshops e palestras, aproximando o público dos processos criativos da companhia e fomentando o diálogo sobre o papel da arte na preservação das memórias coletivas.
Programação – Santa Bárbara d’Oeste
📅 19/02 (quinta-feira), às 20h
🎭 Experimento Desterro.doc
📍 CEU das Artes (Rua Argeu Egídio dos Santos, 100 – Planalto do Sol II)
Classificação etária: 12 anos
Entrada gratuita
📅 20/02 (sexta-feira), às 16h
🎭 Sputnik II e Outras Histórias Caninas
📍 Espaço Arte-Móvel (Rua João Pessoa, 601 – Cidade Nova)
Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
📅 21/02 (sábado), às 20h
🎭 Ópera Febril
📍 CEU das Artes (Rua Argeu Egídio dos Santos, 100 – Planalto do Sol II)
Classificação etária: 14 anos
Entrada gratuita









