Chuva fraca melhora umidade relativa do ar mas não diminui risco de queimadas

Apesar do dia de hoje, 08/07, amanhecer chuvoso, não deve chover nos próximos dias. Os dados do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET) apontam que hoje choverá o equivalente a 10 mm, porém amanhã o sol volta a brilhar, sem nuvens.

 

Segundo a Defesa Civil de Americana, o pluviômetro localizado na Avenida Brasil, no Parque Cid Almeida Franco, amanheceu vazio, isso porque a garoa que caiu durante a madrugada foi muito fraca para registrar o índice pluviométrico.

 

A última chuva expressiva na cidade aconteceu no dia 23 de maio, quando foram registrados 27,07mm. Depois disso, no dia 02/08, choveu 1,59mm.

 

A Umidade Relativa do Ar (URA) hoje, às 10h, estava em 90%. Apesar da chuva, o risco de novas queimadas continua alto, pois o mato está seco e, com a falta de chuva nos últimos meses, a URA deve continuar baixa, favorecendo as queimadas. A URA mais baixa de junho foi em 03/06, quando apontou 24%, (estado de atenção). A Defesa Civil alerta os moradores para que não coloquem fogo em terrenos baldios, e evitem fumar próximo a áreas com mato, além de não jogar bitucas de cigarros no chão.

 

 

 

Unidade de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas