6 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Checklist do veículo usado: o que olhar na hora de fechar uma compra?

(crédito: blackCAT/ divulgação istock)

Compartilhe essa notícia!

Seja para comprar carro ou moto é preciso ter alguns cuidados para escolher bem o novo modelo

O Brasil tem diversos problemas conhecidos por todos, mas um em específico sempre acaba mexendo com a paciência do cidadão: a mobilidade. Afinal de contas, é por meio dela que as pessoas fazem as atividades rotineiras como ir trabalhar, se divertir ou sair para fazer algumas compras, por exemplo.

 

Por causa da dificuldade enfrentada com transporte público, muitos decidem partir para o particular, ou seja, comprar o próprio veículo. E uma das saídas mais populares e mais fáceis é escolher um modelo usado, seja carro ou moto. São mais baratos, têm menos burocracia e há uma gama de variedades.

 

Porém, o interessado precisa ter alguns cuidados para não cair numa verdadeira furada. Então, acompanhe o texto abaixo e veja algumas dicas para escolher bem o próximo veículo!

 

Desconfie de uma proposta boa demais

Em uma negociação, as duas partes querem sair em vantagem. Quem compra, pretende pegar o melhor por um menor preço e quem vende com certeza pretende ter algum lucro razoável.

 

Então sabe aquele veículo “novo” com um preço muito menor. Desconfie. Para ajudar nesse quesito, faça pesquisas para saber se o valor está condizente com o modelo escolhido.

 

Preserve a segurança

Outra dica em relação à segurança é o momento de ver o veículo. Faça encontros em locais públicos e que tenham alguma força de segurança próximo, como guarda civil ou PM. Uma boa opção é fazer o encontro em um estacionamento de um shopping, onde há câmeras de videomonitoramento para preservar a segurança.

 

Pesquise bem

Nunca feche uma negociação sem antes ter visto o veículo. Além disso, pesquise bem, compare propostas, seja de concessionária ou direto com o dono. Pense na possibilidade de fechar uma compra em um site de leilão de motos ou de carros. Coloque na ponta da caneta os prós e contras e avalie qual é a melhor escolha.

 

Verifique o estado de conservação

A aparência conta e muito. Faça uma verificação completa sobre o estado de conservação da lataria, de estofados e da parte mecânica do veículo. Se tiver algum problema, lembre-se que é o novo dono quem terá que consertar.

 

Detalhes pequenos, como arranhões, amassados leves podem ser um fator para conseguir um desconto. Mas, tenha certeza que o valor gasto para arrumar será muito maior que a quantia subtraída pelo vendedor.

 

Documentação

Aqui entra outro fator primordial. Levantar o histórico do documento vai garantir que o comprador tenha ciência de tudo referente ao veículo. É sempre bom que o licenciamento, assim como outros impostos, estejam em dia, além de não ter multas.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!