21 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Chapa única concorre a eleição na Apeoesp, em Piracicaba

Compartilhe essa notícia!

Eleição é nesta 6ª eira e mais de 3500 professores na região tem direito a voto

 

A Chapa 1 “Uma Apeoesp unida, uma só força, uma só luta”, é a única com candidatos em Piracicaba, que concorre à eleição da nova diretoria da Apeoesp, e que tem o professor Fábio de Moraes, como candidato a primeiro presidente, e a Professora Bebel, como candidata a segunda presidência, na diretoria estadual. A eleição acontece nesta sexta-feira, 26 de maio, das 8 às21 horas, com urnas fixas e volantes, que são agrupadas por bairros e irão percorrer escolas estaduais e municipais. Uma das urnas fixas ficará na subsede de Piracicaba, na rua Alferes José Caetano, 968, enquanto que as outras são nas cidades de São Pedro, na EE Vicente Luiz Grosso, e em Santa Maria da Serra, EE Frei Fernando Maria Fachine. A subsede, através do telefone 3433-6956, ficará em plantão para esclarecer dúvidas sobre locais de votação.

De acordo com a presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), cerca de 3.500 professores associados têm direito a voto em Piracicaba e região, enquanto que no Estado de São Paulo, ao todo, são aproximadamente 190 mil. Nesta eleição, o associado estará votando em duas cédulas, uma para diretoria estadual, e uma outra para conselheiros da subsede, que na cidade tem chapa única, com 62 candidatos ao conselho, com renovação superior a 50%.

Para diretoria estadual, três chapas disputam a eleição. No entanto, a Chapa1 – “Apeoesp Unida, reunindo a Articulação Sindical”, é a que conta com representantes de 18 principais correntes que atuam no sindicato. “Pela primeira vez na história da Apeoesp, apresenta-se uma chapa que reúne todas as principais correntes, de variadas matrizes políticas, reafirmando a unidade que vem se construindo e dando o tom da atuação da entidade nos últimos anos. A Chapa 1 é a única das três inscritas que está presente nas 94 subsedes e em todos os municípios do estado de São Paulo”, destaca Bebel.

De acordo com a Professora Bebel, ainda,  uma das principais motivações para esta união, cujo caminho foi pavimentado pela instituição da proporcionalidade na composição da Diretoria Estadual de acordo com a votação obtida nas eleições a partir de um patamar mínimo de 10% dos votos, foram os ataques à democracia e os retrocessos que se verificaram nos direitos econômicos, sociais, educacionais e sindicais do povo brasileiro a partir do golpe de 2016, que retirou a presidenta Dilma Rousseff do governo do país. “A pandemia da covid-19 e seus desafios também foram motivação para a unidade na Apeoesp. Essa unidade foi construída nos últimos anos e dará o tom e o caminho da nova gestão, unidade fundamental para a defesa do salário, direitos, democracia e educação pública de qualidade. Essa unidade continua imprescindível para enfrentar o governo de extrema direita de Tarcísio de Freitas. Foi essa unidade que permitiu, entre outras, duas grandes conquistas recentes: a prorrogação dos contratos dos professores temporários no final de 2022, evitando em torno de 50 mil demissões e o fim do confisco salarial de aposentados e pensionistas, instituído por João Doria em 2021”, destaca.

A Chapa 1 “Apeoesp Unida” defende a revogação da reforma do ensino médio, contra o atual Programa de Ensino Integral, que é excludente, por escolas seguras, pela revogação da carreira por subsídio e uma carreira aberta, justa e atraente, por concurso público para 100 mil vagas, aplicação correta do piso salarial nacional, não ao fechamento de classes, Atividades Pedagógicas Diversificadas em local de livre escolha. “É a defesa do magistério paulista e da educação pública de qualidade. Esse é o nosso compromisso”, enfatiza Bebel.

 

Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!