Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

‘Chamada Nutricional’ acontece esta semana em escolas de Nova Odessa


A Prefeitura de Nova Odessa, através do Setor de Alimentação Escolar, realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 06 e 07, a “Chamada Nutricional”. Realizado anualmente, através do projeto todos os alunos da rede municipal de ensino são pesados e medidos e os dados são inseridos no cadastro dos alunos na Secretaria de Educação.

De acordo com a nutricionista Juliana Aparecida Pissaia Savitsky, o projeto é importante por ser um modo de acompanhar mais de perto o desenvolvimento das crianças. “Realizamos este projeto há cinco anos e Nova Odessa é a única cidade em que todos os alunos são medidos e pesados”, afirmou ela, ressaltando que nas demais cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) é adotado o sistema de amostragem, em que apenas uma parcela das crianças passa pelo atendimento.

“Optamos por fazer o acompanhamento de cada aluno para termos um parâmetro e perfil nutricional de todos. Afinal, nos preocupamos com cada um”, complementou. Segundo a nutricionista, professores dos cursos de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana), que tem parceria com a Prefeitura de Nova Odessa, supervisionarão a iniciativa.

A expectativa, segundo Juliana, é que crianças diagnosticadas com alterações de estado nutricional sejam encaminhadas para atendimento o mais breve possível. A nutricionista afirmou ainda que, em breve, deve ser iniciado projeto junto à FAM para que as crianças que tenham algum problema diagnosticado sejam encaminhadas para atendimento no SIA (Serviço Integrado de Atenção) da universidade, passando por atendimento de uma equipe multiprofissional com nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos.

PRESTANDO CONTAS – Recentemente, o Setor de Alimentação Escolar apresentou, junto da professora do curso de Nutrição da FAM, Glenys Mabel Cabellero Córdoba, e da supervisora de estágios, Joseane Almeida, os resultados dos estágios com nutricionistas, realizados em parceria com a faculdade americanense, desenvolvidos nas escolas de ensino fundamental e creches no ano de 2014.

No ano passado foram desenvolvidas cerca de 50 atividades de educação nutricional em 13 EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil) e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) de Nova Odessa.

Dentre as ações, destaque para o projeto cozinha pedagógica, em que alimentos plantados nas hortas cultivadas nas escolas eram trabalhados em sala de aula de modo a se tornarem mais nutritivos. “Tivemos, por exemplo, o brigadeiro de cenoura com alfarroba desenvolvido pelas estagiárias para as crianças do Cmei Professor José Mário de Moraes e que foi um sucesso”, lembrou Juliana.

Também foram realizadas atividades de colagem, pintura e teatro que foram adaptadas para os conteúdos de nutrição, sempre respeitando a linha pedagógica trabalhada em sala de aula.

Comentários

Dennis Moraes