Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Cetesb aumenta índice de qualidade do Aterro Sanitário Municipal


O Aterro Sanitário Municipal, estrutura vinculada à Secretaria de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, teve seu índice de qualidade ampliado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), órgão do Governo do Estado de São Paulo. No relatório do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR), divulgado na semana passada, o aterro barbarense subiu para 7,5 pontos em 2014 ante 7,1 pontos registrados em 2013.

 

A nota foi obtida mediante informações coletadas em inspeções realizadas por técnicos da Cetesb, sendo processadas a partir da aplicação de questionários e avaliações de características técnicas, estruturais e operacionais do Aterro Sanitário barbarense, classificado como “adequado” pelo órgão.

 

“O aumento da nota obtida pelo Aterro Sanitário reflete todo o trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e empresas contratadas. Além da coleta de resíduos sólidos domiciliares, vale ressaltar o aterramento destes e o controle de parâmetros ambientais na área do Aterro”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Cléber Canteiro.

 

Ampliação

 

A Prefeitura segue com as ações de ampliação de vida útil do Aterro Sanitário. O trabalho, de responsabilidade da Forty Construções e Engenharia Ltda, empresa vencedora de licitação, é executado em área de cerca de 12 mil metros quadrados e proporcionará o aumento da vida útil do aterro em três anos conforme diretrizes da Cetesb. Além da ampliação da vida útil, o aterro terá a sua área de operação aumentada em 15%, saindo de 70 mil metros quadrados para 82 mil metros.

 

Foto: Luís Eduardo Deffanti

Comentários

Dennis Moraes