Cerca de 8.500 refugiados chegaram à Croácia nas últimas 24 horas

Cerca de 8.500 refugiados chegaram nas últimas 24 horas à Croácia e grande parte já foi transportada até a fronteira com a Hungria, que contabilizou hoje (27) quase 10.000 refugiados, segundo a contagem mais recente da polícia.

Desde que a Hungria fechou as suas fronteiras com a Sérvia, no dia 15 de setembro – desde então os refugiados desviam o seu caminho pela Croácia -, chegaram ao país 73.500 refugiados e migrantes, segundo dados da polícia divulgados pela agência de notícias Hina.

Os refugiados entram no leste da Croácia pela Sérvia, outro país de trânsito da rota dos Balcãs, que começa na Grécia e atravessa também a Macedônia.

As autoridades croatas levam os refugiados de forma organizada até os postos de acolhimento e, daí, em ônibus e trens, até a fronteira com a Hungria, que por sua vez, transporta-os até a fronteira com a Áustria.

Na Hungria, a polícia informou que intercetou, no sábado (26), 9.472 refugiados que entraram no país de maneira ilegal, na sua maioria cruzando a fronteira com a Croácia.

Na manhã de hoje já havia mais 5.000 refugiados cruzando a fronteira da Hungria com a Áustria na localidade de Hegyeshalom, segundo informou a televisão pública M1.

Neste ano, o número de refugiados que entraram na Hungria procedentes de zonas de conflito no Oriente Médio supera os 250.000 e quase todos eles abandonaram o seu país em direção a países como a Alemanha e a Suécia.

Na Áustria, cerca de 12.000 refugiados entraram no país no sábado através da Hungria e ao redor de 13.000 passaram a noite em alojamentos organizados pelas autoridades e pela Cruz Vermelha.

Agência Brasil

Comentários

Notícias relacionadas