Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil, da Fundação Romi, realiza festa de encerramento do ano letivo

Evento será na sexta-feira e terá a participação de funcionários da Indústrias Romi, que organizaram a campanha ‘Natal Solidário’ para a doação de presentes para as crianças

 

A Fundação Romi realiza nesta sexta-feira, 12 de dezembro, a festa de encerramento do ano letivo do Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), escola de Educação Infantil da instituição em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste.

 

As atividades terão início às 8h com a presença de pais, da equipe da Fundação Romi e da Secretária de Educação do município, Tânia Mara da Silva. Além de funcionários da Indústrias Romi, que participaram da campanha Natal Solidário, promovida pela empresa, na qual cada colaborador “adotou” uma das 115 crianças do CEDIN e ficou responsável pela compra de um brinquedo. Os presentes serão distribuídos no dia pelo pelos funcionários das Industrias Romi.

 

Segundo a coordenadora do CEDIN, Rosana Pavarin Buoso, o primeiro ano do CEDIN como escola regular teve resultados muito positivos. “Temos muito o que comemorar, as crianças mostraram um ótimo desenvolvimento pedagógico, além de termos conquistado o respeito dos pais e da comunidade, que participou ativamente com doações ao longo do ano. Porém, o que colhemos de mais importante foi o amor das crianças, que levaram muito mais que conhecimento, mas sim valores e princípios”, ressalta.

 

Neste ano, o CEDIN também recebeu uma doação da empresa alemã, adquirida pela Indústrias Romi, Burkhardt+Weber, que será usada para a aquisição de materiais pedagógicos.

 

Para a superintendente da Fundação Romi, Márcia Ameriot, a importância das conquistas da escola é muito grande. “Passamos de ser um projeto em período complementar à escola para uma escola em tempo integral, mantendo a parceria com a Secretaria de Educação. Foram muitos desafios.  Por atender uma fase essencial no desenvolvimento da pessoa humana que é a infância, o CEDIN, recebe uma atenção especial da Fundação. São anos de ouro que, bem trabalhados, formam o resto da vida da criança. Nossa proposta pedagógica tem como principal objetivo estimular a autonomia das crianças. Durante as atividades, os alunos são incentivados a fazer escolhas, assumir pequenas responsabilidades, expressar os próprios sentimentos e a encontrar formas de manifestar suas ações. Poder atender bem essas crianças, que vêm de uma realidade de um bairro distante de onde está nossa instituição e oferecer a eles o melhor da Fundação Romi foi recompensador e os resultados foram muito maiores do que muitos poderiam esperar”, destaca.

 

CEDIN

Incentivar a autonomia das crianças, fazê-las assumir responsabilidades e aprender a conviver em grupo. Essas são algumas das propostas do CEDIN (Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil), que, desde 2010, o CEDIN funcionava como um projeto de educação complementar ao ensino regular oferecido pela rede municipal, mas a partir de 2014 passou a ser uma escola formal em tempo integral para crianças de quatro a seis anos de idade de Santa Bárbara d´Oeste.

 

O CEDIN conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara, que é responsável pela escolha dos alunos e, também, participa com parte da equipe pedagógica, educadores, estagiários, transporte e alimentação das crianças. “Acreditamos na proposta do CEDIN, que tem como foco a aprendizagem significativa, humanística, afetiva e com valores sólidos”, ressalta a Secretária de Educação do município, Tânia Mara da Silva.

Comentários

Notícias relacionadas