29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CENTRO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA DA GUARDA CIVIL ESTÁ ENTRE AS DEZ FINALISTAS DO PRÊMIO MARIO COVAS

Compartilhe essa notícia!

Secretário de Segurança apresentará projeto do COI em São Paulo

Indaiatuba está entre as dez finalistas do Prêmio Mario Covas, na categoria Inovação em Gestão Municipal. A premiação é promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam), que é uma fundação do governo do estado de São Paulo. O município participa da final com o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil de Indaiatuba (GCI).

Na quarta-feira (7) o chefe de Gabinete do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e secretário de Segurança Pública, Alexandre Guedes Pinto, estará na sede do Cepam, em São Paulo, das 16h20 às 16h50, apresentando o COI a uma banca julgadora constituída de especialistas de notório saber em diversas áreas, que avaliarão os dez trabalhos finais da categoria para a escolha de dois destaque que receberão troféu e os oito restantes terão menção honrosa.

A categoria Inovação em Gestão Municipal, a qual Indaiatuba está concorrendo, tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas realizadas nos municípios paulistas (Executivo, Legislativo e Judiciário), por servidores e empregados públicos municipais, no âmbito das políticas, programas e projetos municipais e estaduais.

A iniciativa visa destacar práticas inovadoras que proporcionem a desburocratização, a eficiência no uso dos recursos, a efetividade de resultados, a capacidade de respostas às demandas dos cidadãos, o estabelecimento de parcerias, a satisfação dos usuários, a valorização do servidor, a universalização dos serviços e a proteção social.

Os critérios de avaliação são os seguintes:

InovaçãoDemonstrar a introdução de elementos novos que gerem melhorias em produtos, serviços ou processos no ambiente em que estão inseridos, circunscritos ao Estado de São Paulo.

ReplicabilidadeCapacidade de converter o conhecimento gerado em conhecimento acessível e codificado com o intuito de compartilhá-lo para, dessa forma, possibilitar a multiplicação e a replicabilidade da iniciativa em novos contextos e por novos atores.

RelevânciaGerar consequências efetivas para o público beneficiário (o cidadão, o servidor público ou uma comunidade ou população-alvo específica).

Indaiatuba concorre com Torrinha (Programa Torrinha Cidade Empreendedora), São José Dos Campos (Empreendedorismo e Geração de Renda na Promoção de Acessibilidade da Cidade), Mendonça (Inclusão Digital Para Todos), Guarulhos (Sistema Operacional Guarux), Mogi das Cruzes (Construção de Uma Política Pública de Juventude na Cidade de Mogi das Cruzes) e (SIS – Sistema Integrado De Saúde: As Inovações e Melhorias na Saúde do Município de Mogi das Cruzes), Itanhaém (Feira da Agricultura Familiar), Botucatu (Observatório da Educação – Educatu) e Capivari (Seproj-Projetos Convênios e Captação de Recursos).

 

CONHEÇA O COI

O COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil foi implantado no final de 2009 e amplia suas atuações até agora. Além do orçamento previsto para a área de Segurança daquele ano, o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) destinou mais R$ 3 milhões para instalar o programa. Esta foi a maior conquista no combate ao crime.

Ele possui ferramentas digitais e equipamentos de última geração para monitoramento e fiscalização. O Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho) foi modernizado e transferido para o COI.

O COI promoveu 345 ações entre janeiro de 2010 até o momento. Todos os trabalhos de inteligência oferecem apoio às investigações da Polícia Civil e atuações de combate ao crime realizadas pela Guarda Civil e pela Polícia Militar.

O número de presos com apoio do COI também chegou 168 nos últimos quatro anos. A quantidade de pessoas indiciadas é de 198 no mesmo período. O número de veículos apreendidos está em 273. Esses dados são relativos somente ao trabalho desenvolvido pelo COI.

O Centro funciona 24 horas e conta com 25 funcionários que atuam nas áreas de atendimento de ocorrências pelo 153, despacho de viatura, monitoramento, manutenção, desenvolvimento de tecnologia e inteligência.

CÂMERA CIDADÃ

O projeto “Câmera Cidadã”, da Secretaria de Segurança Pública conta com mais de 400 câmeras cadastradas. São 200 pontos diferentes gerando imagens que auxiliam o SIN (Setor de Inteligência) da Guarda Civil, instalado no COI (Centro de Operações Inteligência) na coleta de informações disponíveis, para serem usadas em ações preventivas da Guarda Civil e Polícia Militar e que também auxiliam a Polícia Civil na resolução de crimes.

 

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS

GPS – todas as viaturas foram equipadas com GPS. O sinal emitido por cada uma delas é recebido em um mapa digital de 3 x 2 metros que está no COI. Ele mostra a localização em tempo real de cada veículo. Com isso fica mais fácil saber quem está mais próximo da ocorrência a ser atendida ou ainda na localização de um desses carros ou motos quando estiver em local de difícil acesso.

Rádio Digital – as viaturas também foram equipadas com rádio digital. Isso impede que os bandidos consigam “copiar” a freqüência e ouvir o que a GM comunica. Com o Rádio Digital só tem acesso os cadastrados no sistema. Ele possui ainda um botão de “pânico”. Caso o guarda esteja com algum problema ou em alguma situação de risco, não precisa fazer nenhuma chamada, basta apertar o botão que automaticamente os operadores do COI passam a ter acesso livre ao áudio produzido dentro da viatura. Também é possível acender o giroflex, falar pelo alto falante e desligar a viatura via COI, mas isso ainda não foi habilitado.

Geofone – quando alguém liga para o 153, na tela do computador do atendente, aparece uma foto da casa de onde chega a ligação, número do telefone e endereço. Com um click no mouse é possível visualizar outras fotos da residência, inclusive uma vista do alto. Também se pode ver o quarteirão inteiro apenas passando as imagens. Isso pode dar suporte para os guardas chegarem até a casa com as características dela, no atendimento de uma ocorrência ou para evitar trotes e avisar um morador sobre um assalto no vizinho.

Câmeras – São utilizadas câmeras estáticas e Dome (que têm giro 360º e zoom) em vários pontos importantes além de entradas e saídas do município. Teve início estudo para integrar as câmeras dos radares no sistema de Segurança. Elas ajudam a fiscalizar veículos e atitudes de suspeitos.

Software de monitoramento de placas – a Prefeitura uniu o que há de melhor em tecnologia de Segurança em cada município visitado desde o ano passado e criou um software completo. Ele fiscaliza sozinho, sem a necessidade de funcionários para monitorar, placas de todos os veículos que entram e saem da cidade. Se a placa de um automóvel suspeito for inserida no programa, quando ele for flagrado por alguma das câmeras de monitoramento um alarme é acionado dentro do COI e o operador aciona as viaturas.

 

Foto: Arquivo

 

GILMAR NUNES – Assessoria

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!