fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Santa Bárbara d´Oeste

Centro de Arteterapia completa 4 anos de atuação em S.Bárbara

O Centro Educacional de Atenção à Educação Especial e Arteterapia “Antonio di Jesus Barban” completou nesta quarta-feira (13), quatro anos de funcionamento em Santa Bárbara d’Oeste. Espaço criado para oferecer acompanhamento especial no desenvolvimento escolar, atende hoje cerca de 130 alunos da rede municipal de ensino.

A unidade, localizada no Conjunto dos Trabalhadores, dispõe de salas de aula, salas administrativas e demais estruturas, além de equipe de arteterapeutas que permite o atendimento otimizado e melhor desenvolvimento dos alunos. Tudo preparado para receber os alunos que possuem dificuldades comportamentais no convívio escolar em encontros semanais. Antes da inauguração da unidade própria em 2015, os alunos eram atendidos em “escolas sedes”.

As atividades desenvolvidas no Centro de Arteterapia estimulam a livre expressão por meio da arte, desenvolvendo o autocontrole, autonomia, autoestima e concentração, proporcionando avanço nas relações sociais e escolares.

Um dos projetos mais recentes foi “O que te traz paz?”, uma reflexão dos alunos sobre as próprias vidas, manifestada em telas que eles pintaram por meio da releitura de obras de Romero Brito. O trabalho está exposto nas dependências da Secretaria de Educação.

O Centro Educacional leva o nome de Antonio di Jesus Barban, uma homenagem a este aluno muito querido da Rede Municipal de Ensino. Nascido em 6 de agosto de 2003, filho de Jocimar Barban e Solange Aparecida Vieira, Antonio também frequentou a APAE e o Centro de Prevenção a Cegueira. Antonio é um garoto muito feliz e simpático, participativo e inteligente, e assim cativando todos ao seu redor, desde amigos de sala, como profissionais escolares. O jovem gosta muito de passear, conversar, para ele o que mais importa é fazer amizades. Sendo o patrono da unidade, todo mês de agosto tem comemoração com a presença do homenageado.

Comentários