Centenário da Usina Santa Bárbara será celebrado com Festa da Negadinha

 Lady e Laura e Demônios da Garoa são as atrações principais.

Em comemoração aos 100 anos da Usina Santa Bárbara, a Associação dos Ex-Moradores da Usina realiza a 17ª Festa da Negadinha, com apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, no dia 24 de agosto, domingo. O evento acontece no Campo do Causb (Clube Atlético Usina Santa Bárbara), nas proximidades da Capela de Nossa Senhora de Fátima. Com entrada gratuita, a Festa integra o calendário oficial de festas do município. O ponto alto da festa será a apresentação do grupo “Demônios da Garoa”, com show programado a partir das 18 horas.

 

A programação conta com missa na Capela às 9h30. Para celebrar o centenário, o público acompanhará shows diversificados com os artistas Sérgio Uruca e Juliana, Ney Cowboy e Lady e Laura. Para encerrar, a Festa terá a animação do grupo Demônios da Garoa. As barracas de alimentação serão exploradas por entidades assistenciais da cidade, que oferecerão um variado cardápio. O local também conta com amplo estacionamento.

 

O presidente da Associação, Nazareno Barbosa dos Santos, o Pardal, enfatizou que essa edição de 100 anos será diferenciada das outras, além de contar com fotos inéditas e vídeo da época, novo local de realização do evento, homenagens e confraternização. “Eu nasci e fui criado na Usina com mais seis irmãos. É uma satisfação celebrar essa data. Esse espaço é tudo na minha vida, pois tínhamos cinema, time de futebol, creche, médico, dentista e açougue; era como uma cidade. Queremos comemorar e relembrar os bons momentos com pessoas que fizeram parte de toda a história e sentem amor pela época”, disse. “Convido a turma da Negadinha e todo o povo barbarense”, complementou. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Eide Froner, a importância da festa está ligada a manter a cultura e a tradição da Usina Santa Barbara e seus antigos moradores, local este vinculado aos primórdios da história da cidade. “Convido a todos para prestigiar essa grande confraternização”, comentou.

 

História – A Festa da Negadinha surgiu com a proposta de realizar o reencontro dos ex-moradores do local. Os primeiros passos para a construção da Usina Santa Bárbara foram dados em 1877, quando o major João Frederico Rheder adquiriu áreas da Fazenda São Pedro. Em 1883 foi montado o primeiro grande engenho. A usina de açúcar e álcool foi inaugurada em 25 de julho de 1914. O local foi desativado em 1995, porém, continua sendo um dos pontos de maior identificação do município.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas