24Horas Saúde 

Cenoura e mamão garantem bronzeado no verão

Sol no período adequado e alimentos ricos em betacaroteno. Essa é a combinação Enviarperfeita para um bronzeado prolongado durante o verão. A estação que começou no dia 21 de dezembro proporciona aos amantes do sol a cor do pecado, mas algumas sugestões e cuidados são importantes.

 

O que prolonga e intensifica a facilidade de “bronzear”, é o betacaroteno, pigmento orgânico pertencente ao grupo dos carotenoides responsáveis pela cor amarela. Na Centrais de Abastecimento de Campinas, a cenoura e o mamão, por exemplo, ricos nessa substância,  são produzidos e comercializados o ano todo.

 

Daniel Marcos Cardoso, produtor e comerciante de mamão, da empresa Neto comércio de frutas, diz que a fruta tem alto consumo pela boa qualidade e também por auxiliar na saúde. “O mamão auxilia muito na digestão, por exemplo. Ele é consumido e produzido o ano todo”, conta.

 

Para Pedro Cossulin, representante comercial da agrícola São Gotardo e produtor deEnviar cenoura, esse alimento é interessante porque sua produtividade aumenta no inverno, mas é consumido o ano inteiro.  “No inverno, a cenoura tem maior quantidade. Quando ela é plantada, a germinação da semente é de 95 a 100% garantida”, explica.

 

A nutricionista Simone Menezes, coordenadora de nutrição da Ceasa-Campinas, diz que o betacaroteno é precursor da vitamina A. “Uma molécula de betacaroteno no organismo, é quebrada dando origem a duas moléculas de vitamina A, essencial para a saúde dos olhos, dos cabelos, crescimento e desenvolvimento corporal, e de ação antioxidante”, afirma.

 

O betacaroteno atua como refletor parcial dos raios UVA e UVB e está presente em frutas e legumes de coloração amarela/laranja e folha verde-escura. “É um excelente antioxidante, favorecendo o combate aos radicais livres e também à radiação solar. A oxidação do betacaroteno promove um aspecto de bronzeado dourado e contribui para sua duração”, completa a nutricionista.

 

Vale acrescentar a importância de passar protetor solar e de evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, além de ingerir água.

 

Suco Betacaroteno

Ingredientes:

1/2 xícara de manga cortada em cubos

1 cenoura cortada em rodelas

1/2 maço de hortelã

Suco de 1 limão

Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador, acrescente um pouco de água gelada e bata novamente.

Não exagere na hora de adoçar os sucos. Procure habituar ao sabor dos alimentos e evite adoça-los

 

Sopa betacaroteno (de abóbora e cenoura)

(Rende 4 porções)

Cerca de 700 g de abóbora sem casca em cubos grandes

1 cenoura média sem casca em cubos

2 colheres de sopa de cebola picada

2 dentes de alho picados

1 colher de sopa de azeite (acrescentar após o preparo)

Cerca de 1 e 1/2 litro de água

1/2 colher de café de curry

Sal

Salsinha picada (acrescentar após o preparo)

Cozinhar todos os ingredientes até ficarem macios. Após cozidos acrescente o azeite e no prato servido acrescente a salsinha.

Fonte: CEASA

Comentários

Leia também...