Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Cemitério dos Americanos comemora 150 anos

Redação 12 de julho de 2018 4 minutes read

O Cemitério do Campo, localizado na cidade de Santa Bárbara d’Oeste comemora no dia 13 de julho de 2018, 150 anos desde a sua fundação. Ele é um marco vivo da única imigração em massa de estadunidenses para o Brasil e possui um valor histórico incalculável para a sociedade brasileira e para a nossa região. Lá estão enterradas pessoas que contribuíram significativamente para o progresso econômico, social e educacional do Brasil, cujos resultados são colhidos até os dias de hoje.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

A origem do Cemitério do Campo está atrelada com a imigração estadunidense promovida pelo governo monárquico brasileiro após a Guerra da Secessão nos Estados Unidos da América. Dentre os primeiros imigrantes a chegarem no Brasil, em meados 1865, está o Coronel Asa Thompson Oliver, oriundo do condado de Waller, Estado do Texas. Após alguns meses visitando alguns estados brasileiros, o Coronel Oliver adquiriu uma fazenda na região da cidade de Santa Bárbara d’Oeste conhecido até como “Campo” e enviou correspondência para sua esposa Beatrice para que imigrasse com a família para o Brasil. Em 1867, durante a viagem para o Brasil a Sra. Beatrice contraiu tuberculose vindo a falecer em 13 de julho de 1868 na fazenda do Campo. Para a surpresa do Col. Oliver, o padre da cidade não permitiu o enterro da Sra. Oliver no cemitério municipal, que era de propriedade da Igreja Católica, pois a família não era católica e sim protestante. Sem alternativas, o Col. Oliver decidiu enterrá-la na própria fazenda. Sendo assim, o túmulo de sua esposa se tornou a primeira sepultura do local que tornaria-se o que é hoje o Cemitério do Campo. Dois anos depois, a tuberculose consome a vida da filha mais velha do casal e em 19 de abril de 1869, ela é enterrada ao lado da mãe. Contudo, é com o falecimento do pequeno Henry Bankston em 07 de julho de 1869, o qual também não pode ser enterrado no cemitério municipal, faz com que seus pais, imigrantes estadunidenses residentes na região, solicitem ao Col. Oliver a destinação da área para a criação de um cemitério. Assim, nascia o Cemitério do Campo, também conhecido como Cemitério dos Americanos.

Entre os anos de 1875 a 1954, foi a família Bookwalter a responsável pela manutenção do local. Em 1º de agosto de 1906, o então intendente municipal Thomas Alonso Keese, publica a Lei Municipal nº 57, regulamentando o Cemitério do Campo. Em 1954, é fundada a Fraternidade Descendência Americana (FDA) que assume a responsabilidade de manutenção de toda área do Cemitério do Campo. Em 1983, Ross Emory Pyles e sua esposa Maria Helena Oliveira Pyles, doam a área do cemitério para a FDA.

O Cemitério do Campo é o local onde se consolidou a 1ª Igreja Batista do Brasil (10/09/1871),  a 1ª Igreja Metodista do Brasil (20/08/1871) e a 1ª Igreja Presbiteriana da Junta de Missões dos Estados Sulistas dos EUA no Brasil (26/06/1870). Lá estão enterradas personalidades importantes de imigração, como Col. William H. Norris, responsável pelo agrupamento na região da cidade de Americana; José Witaker, que introduziu o cultivo da melância da variedade Cascavel da Georgia; Dr. Cícero Jones e Dr. Roberto Cícero Norris, renomados médicos da nossa região da época e Jonh Dunn, o 1º fabricante e importador de implementos agrícolas.

Há também ilustres desconhecidos que, diretamente ou indiretamente, contribuíram para a criação e desenvolvimento de escolas no estilo do padrão americano como a Universidade Mackenzie, o Colégio Piracicabano e UNIMEP, a Universidade Federal de Lavras; as indústrias locais, como a indústria Têxtil Carioba, as Indústrias Romi, Nardini, Sans, entre tantas outras, como por exemplo, a estação de trem de Americana.

Hoje em dia, o Cemitério do Campo é um local de visitação de turistas e estudantes do Brasil e do mundo, que desejam conhecer um pouco mais sobre o legado da única emigração da história dos EUA. Anualmente, a Fraternidade Descendência Americana realiza a Festa Confederada no local, preservando e divulgando a cultura estadunidense para milhares de visitantes.

Símbolo de um período, o Cemitério do Campo conecta o passado ao presente e fornece subsídios para a construção de um futuro melhor para todos! Caso tenha interesse em visitar o Cemitério do Campo, entre em contato com a FDA pelo telefone (19) 3629-1800.

 

Fotos: João Leopoldo Padoveze

Campo 150 Anos 01

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Pilates laboral é grande aliado a cotidiano corporativo
Next: 11º Minas Fest acontece de 12 a 15/07 no Engenho Central
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente