Celso Ávila homenageia guarda Vieira com Medalha Zumbi dos Palmares


O vereador Celso Ávila (PV) protocolou, hoje (19), no Legislativo barbarense, a indicação de Marcelo Vieira do Nascimento para a Medalha Zumbi dos Palmares. O parlamentar destaca o relevante trabalho pelo servidor em benefício da comunidade barbarense e também pela sua atuação no combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira.

Em anexo ao projeto, o parlamentar apresenta uma breve biografia do homenageado. Marcelo Vieira do Nascimento, o guarda Vieira, como é conhecido em Santa Bárbara d´Oeste, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas se considera barbarense de coração, por estar em terras de Dona Margarida há mais de 20 anos.

 

“De infância simples e criado em comunidades do Rio de Janeiro, desde cedo aprendeu a lidar com a discriminação da sociedade, o que não o impediu de trilhar caminhos bem diferentes daqueles que se espera de quem nasce e cresce em locais esquecidos pelo Poder Público”, afirmou Celso. Marcelo Vieira é Filho de Marineti Vieira do Nascimento, sendo o mais velho de três irmãos e pai de quatro filhos e três enteados.

Aos 20 anos, Vieira formou-se pelo Serviço Militar na cidade Rio de Janeiro, quando se mudou para Santa Bárbara d´Oeste e iniciou seus estudos em Filosofia e Psicopedagogia pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba). Ele é pós-graduado em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto CEFAS (Centro de Formação e Assistência à Saúde), também na cidade de Piracicaba. Em 1987, passou a integrar a Guarda Municipal de Santa Bárbara d´Oeste e há mais de 12 meses faz parte do Projeto de Cidadania FAPE – (Família, Amor, Paz e Esperança) – Quem ama Educa”, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação.

O Projeto FAPE tem como objetivo proporcionar a discussão de assuntos referentes ao cotidiano familiar e escolar dos alunos, servindo como complemento de ações de cidadania já ministradas nas escolas. Vieira ministra palestras com o tema “A importância da Família”, entre outros assuntos relacionados ao cotidiano dos alunos. Ontem, na companhia do guarda Repherino, Vieira visitou o gabinete do parlamentar, a quem agradeceu pela homenagem.

 

 

Assessoria
Foto: Divulgação Facebook

Comentários

Notícias relacionadas