19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CEDOC realizaLIVE com JJ Bellani

Compartilhe essa notícia!

CEDOC da Fundação Romi realiza LIVE com jornalista esportivo JJ Bellani no Facebook

O Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi entra na nova onda virtual e realiza sua primeira LIVE, com a participação do jornalista esportivo JJ Bellani.  A transmissão será nesta terça-feira, dia 09 de junho, às 15 horas na página da mídia social Facebook www.facebook.com/cedocfundacaoromi. Os internautas poderão participar enviando perguntas, em tempo real. O bate papo terá com o tema “99 anos do Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães”.

Há 99 anos era inaugurado o estádio de futebol do União Agrícola Barbarense localizado à Rua 13 de maio. Em 22 de maio de 1921, o local era chamado de Praça de Esportes e no dia, aconteceu uma partida amistosa entre o time do União Agrícola Barbarense e do Concórdia de Campinas, vencida pela equipe de Santa Bárbara d’Oeste por 3 a 1. Em 1938 (no dia 18 de dezembro – na vitória do União por 2 x 0 sobre a Internacional de Limeira) o campo passou à denominação de “Praça de Esportes Antonio Guimarães” (o seu “patrono” Antonio Lins Ribeiro Guimarães foi o presidente por maior tempo na história do clube). Mais tarde, a “Praça de Esportes” passou a ser chamada de “Estádio”. “Este campo, localizado à Rua 13 de maio, a terra foi doada pela Usina Santa Bárbara, solicitada pelo então presidente Antonio Lins Ribeiro Guimarães”, conta JJ Bellani.

Com a pesquisa histórica esportiva, JJ Bellani foi convidado para o bate papo. “A história do time centenário de Santa Bárbara d’Oeste é tema do livro do jornalista esportivo J.J. Bellani que está publicado em formato digital em nosso site”, explica a coordenadora do CEDOC Sandra Edilene de Souza Barboza. “No livro, Bellani escreve que antes da inauguração do estádio o time do União Barbarense já havia utilizado campos em dois outros locais, no centro da cidade: primeiramente na área da Estação de Trem (onde funcionou a FEPASA e hoje Estação Cultural da Fundação Romi) e depois no Largo São Benedito (área onde funcionaram as empresas COFTESBA, Cervone e Campo Belo). Não há pessoa mais conhecedora da história do União Barbarense do que JJ Bellani”, conclui.

Quem é apaixonado por esportes, principalmente pelo Leão da 13, não pode perder esta LIVE. O bate papo com JJ Bellani será conduzido pela coordenadora do CEDOC Sandra Edilene de Souza Barboza, com mediação da analista de comunicação da Fundação Romi Thiane Mendieta. Perguntas e interações poderão ser feitas durante a transmissão. A LIVE com o tema “99 anos do Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães” acontece nesta terça-feira, dia 09 de junho, às 15 horas na página da mídia social Facebook www.facebook.com/cedocfundacaoromi.

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado na Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

Sobre a Fundação Romi

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!