Exposição “Estação: Passado e Presente em Imagens” pode ser vista a partir do dia 12 de julho
O CEDOC (Centro de Documentação Histórica) está executando, desde agosto de 2023, o projeto “Preservação e Registro: Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste”, que tem como objetivo preservar a história do local através de registros do complexo arquitetônico ferroviário, que foi revitalizado e é mantido pela Fundação Romi.
Uma das atividades relacionadas é a exposição “Estação: Passado e Presente em Imagens”, elaborada com fotografias realizadas por fotógrafos profissionais e amadores da região durante a caminhada “Vamos fotografar a Estação!”. A exposição, que pode ser vista na Estação Cultural a partir do dia 12 de julho, é acessível na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também em Braille.
Em novembro de 2023, os participantes conheceram a história e fotografaram elementos presentes no entorno da Estação que remetem a época em que os trens circulavam pelas linhas férreas cortando a cidade. As imagens enviadas pelos fotógrafos, associadas às fotografias históricas do acervo do CEDOC, compõem a mostra, na qual passado e presente se entrelaçam, proporcionando uma referência desse local reconhecido como um patrimônio histórico.
Ao longo do período da exposição, serão realizados shows musicais. O primeiro acontece em 13 de julho (sábado), das 18h às 22h, com a apresentação das bandas Sabbath Cadabra (Black Sabbath cover), Runaway (Bon Jovi cover), além da presença de foodtrucks e veículos antigos. A Estação Cultural da Fundação Romi fica na Av. Tiradentes, 2, Centro, em Santa Bárbara d’Oeste/SP.
O projeto “Preservação e Registro: Estação Ferroviária de Santa Bárbara d’Oeste” (PRONAC 220099) é apresentado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Vereador Carlos Fontes homenageia Igreja Pentecostal Vida Eterna em Cristo pelo primeiro aniversário
Secretaria de Saúde de Santa Bárbara e AME seguem com reuniões de matriciamento
Novo Centro de Referência em Saúde da Mulher registra 5,5 mil atendimentos e procedimentos em cinco meses