26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CEDOC da Fundação Romi realiza curso de conservação de negativo de vidro

Compartilhe essa notícia!

IMAGENS REVELADAS. TESOUROS ESCONDIDOS.

CEDOC da Fundação Romi promove curso “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos”

 

A próxima etapa de execução do projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, uma iniciativa da Fundação Romi, apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi, o Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi, promoverá o curso “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos”, com o professor e conservador-restaurador de fotografias Leandro Melo. A atividade é gratuita, direcionada a profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região. As inscrições podem ser feitas de 22 de janeiro até 02 de fevereiro, e o curso irá acontecer de 17 a 20 de fevereiro de 2020, das 9 às 12h30 e das 13h30 às 17h no CEDOC, localizado a avenida João Ometto, 200, Santa Bárbara d’Oeste. As vagas são limitadas.

 

“O curso é uma ótima oportunidade para profissionais da região que trabalham na área. O objetivo do curso é capacitar os participantes para o diagnóstico, o planejamento e a execução de ações de conservação de acervos de chapas em vidro e filmes fotográficos. A partir da identificação de formatos, suportes, problemas de conservação, características de armazenamento e uso, os participantes serão estimulados a estabelecer prioridades de intervenção e ações eficientes para a conservação e o acesso a estes artefatos”, afirma a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

 

O curso abordará os seguintes assuntos: História da Fotografia: chapas em vidro e filmes fotográficos; Composição e comportamento de chapas em vidro e de filmes fotográficos; Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos: arquivamento e segurança; Conservação de filmes fotográficos: congelamento; Digitalização de acervos fotográficos; Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos: limpeza e estabilização; Diagnóstico e planejamento de conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos e Estabelecimento de rotinas de conservação em projeto de conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos.

 

Leandro Melo é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Atua como docente e como conservador-restaurador de fotografias. Elabora e executa projetos de conservação-restauração para instituições e clientes particulares a partir de sua empresa, a L3. Para participar é necessário realizar inscrição pelo link https://forms.gle/bQugswbSv9o2L9r26.. Os selecionados serão contatados por e-mail e deverão trazer materiais de uso individual para o curso: 1 máscara descartável/respirador, categoria PFF1 ou PFF2 contra particulados e vapores orgânicos (referência: 3M 9913) ; 1 óculos de segurança simples (fornecedor: lojas de equipamentos de proteção individual);               1 avental de manga longa branco (microfibra ou tecido misto), ou 1 avental de TNT descartável de manga longa (fornecedor: lojas de uniformes profissionais e EPIs) e 2  chapas de vidro cristal com 10×15 cm de 2 mm de espessura, com bordas lixadas.

 

Serviço- Curso “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos”, com o professor e conservador-restaurador de fotografias Leandro Melo. A atividade é gratuita, direcionada a profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região. As inscrições podem ser feitas de 22 de janeiro até 02 de fevereiro, e o curso irá acontecer de 17 a 20 de fevereiro de 2020, das 9 às 12h30 e das 13h30 às 17h no CEDOC, localizado a avenida João Ometto, 200, Santa Bárbara d’Oeste. As vagas são limitadas. Para participar é necessário realizar inscrição pelo link https://forms.gle/bQugswbSv9o2L9r26. Os selecionados serão contatados por e-mail e deverão trazer materiais de uso individual para o curso

 

Foto divulgação: http://fundacaoromi.org.br/fundacao/fundacao-romi/sala-imprensa/307

 

 

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado na Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

 

Sobre a Fundação Romi

 

Seu legado iniciou em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi. Tendo como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura, a Fundação Romi é pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, beneficiando mais de 30 mil pessoas, por ano, através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Mantenedora do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, oportuniza a formação integral, autônoma e protagonista de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, promove, por meio de seu Centro de Documentação Histórica, projetos de educação patrimonial para crianças do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania. Somado a isso, seu Centro de Documentação Histórica também realiza o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Dentre as unidades da Fundação Romi também está a Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste que, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas atende milhares de pessoas por ano. A Fundação Romi está localizada à Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!