10 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CEDOC começa a executar projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”

Compartilhe essa notícia!

Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi inicia execução de projeto via Lei de Incentivo à Cultura

O Centro de Documentação Histórica – CEDOC da Fundação Romi começou a pré produção do projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, uma iniciativa da Fundação Romi, apresentado pelo Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Indústrias Romi.

 

O projeto realizará o processamento técnico de 2.500 negativos da coleção do fotográfico Augusto Strazdin, pertencentes ao acervo do CEDOC da Fundação Romi, criando a partir do material descoberto, ações educativas e de fomento, com a participação de profissionais especializados da área de memória, escolares e a comunidade regional por meio de atividades que estreitem a relação CEDOC com a Sociedade Civil, permitindo o acesso ao patrimônio histórico-cultural revelado.

 

As imagens datam do século XX, entre as décadas de 1930 e 1970, e em razão da fragilidade dos suportes, necessitam de conhecimentos técnicos e equipamentos, para o seu processamento, a fim de assegurar a integridade física dos suportes e a qualidade do acesso às informações. Esse conjunto documental foi eleito neste projeto, por ser de extrema significação para o resgate da memória da região de Santa Bárbara d’Oeste, uma vez que as imagens retratam a arquitetura, o cotidiano, a história da ocupação, o desenvolvimento da cidade e do entorno. Outro ponto de relevância deste conjunto para a história da fotografia é seu tipo de suporte, pois possibilitará estudar os processos técnicos utilizados para a produção imagética, as técnicas de retoque e a produção dos negativos.

 

Dividido em quatro etapas, o projeto trabalhará com: “Curso de conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos”, com orientação do conservador-restaurador de fotografias Leandro Melo; “Processamento técnico dos negativos de vidros”, trabalho a ser executado pela equipe do CEDOC; “Caminhada da História”, com objetivo de estimular os participantes a fotografar durante a caminhada por pontos históricos de Santa Bárbara d’Oeste, assim como fez Augusto Strazdin  e resultando numa exposição itinerante; e “Caixa da História”, atividade educativa que parte do princípio de que é preciso estabelecer parcerias com as escolas municipais, estaduais e particulares para fomentar ações voltadas a valorização da história através da capacitação de professores e da disponibilização de material didático e de apoio.

 

A coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, Sandra Edilene de Souza Barboza, fala da importância em executar um projeto que mantém viva a preservada a história do fotógrafo Augusto Strazdin, personalidade importante da história de Santa Bárbara d’Oeste “Com esse projeto a trajetória profissional de Augusto Strazdin será resgatada, assim como a sua produção fotográfica, um trabalho de preservação e difusão de um acervo de grande importância para Santa Bárbara d’Oeste. Esse acervo é uma fonte riquíssima para pensar o espaço e a cidade de Santa Bárbara d’Oeste. As imagens documentam acontecimentos políticos e sociais, ruas, praças, meios de transporte, inaugurações, monumentos, festas, casamentos, vistas panorâmicas, prédios públicos, escolas, bandas de música, igrejas e retratos de pessoas ou grupos muitas feitas no estúdio do fotógrafo”, explica Sandra.

 

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado na Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!