Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CEDIN faz a festa da criançada

Redação 23 de maio de 2016 6 minutes read
  • Contém Suzano - YouTube

Contagiante e contagioso, o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil comemora seis anos.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

No último dia 17 de maio, terça-feira, o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), a escola infantil da Fundação Romi, completou seis anos de existência. Fruto dos mais de 20 anos de sucesso do Núcleo de Educação Integrada e uma parceria entre a Fundação Romi e a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste, o CEDIN firma-se como importante e inovador mecanismo de escolarização infantil em Santa Bárbara d´Oeste.

“A relação público-privada é um caminho muito importante para viabilização do atendimento da comunidade. Para a Fundação Romi a participação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, na parceria para o CEDIN, é o que torna viável o atendimento dessas crianças na Educação Infantil”, pontua Vainer Penatti, Superintendente da Fundação Romi.

De acordo com a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, o convênio com a Fundação Romi é de extrema importância para a formação das crianças beneficiadas. “O CEDIN tem um trabalho pedagógico diferenciado porque eles valorizam as crianças como protagonistas e isso vai refletir em um futuro melhor para elas”, afirma. E continua, “os professores que trabalham e conhecem a metodologia desenvolvida no CEDIN adquirem uma mente aberta, com atitudes investigativas, senso crítico, sensibilidade às mudanças do mundo e flexibilidade para aceitar o processo de mudança contínua da educação. Eles precisam dar mais de si e precisam estar, o tempo todo, se renovando para sustentar uma relação com as crianças que não se baseia na autoridade, mas na qualidade e tudo isso é muito positivo. O município é extremamente grato pelo trabalho desenvolvido”.

Voltado para o atendimento de crianças de 4 e 5 anos, prioritariamente, da Comunidade Zumbi dos Palmares e arredores, nesses seis anos de história foram mais de 600 crianças atendidas gratuitamente. Através de uma equipe engajada e parceiros comprometidos, anualmente, mais de 100 crianças recebem acesso à educação integral, orientação pedagógica, refeições balanceadas, banhos, cuidados médicos, acompanhamento psicológico, motor e fonoaudiológico, contação de histórias, diversão, entretenimento, e muito, muito amor e carinho .

“Mesmo considerando as diferenças socioeconômicas e culturais existentes nos alunos do CEDIN e em suas famílias, respeitando a história de cada indivíduo e o meio social no qual ele está inserido, os resultados obtidos são avaliados como excelentes”, afirma a Coordenadora do CEDIN, Rosana Pavarin Buoso. “Diante da realidade em que as crianças vivem e de todos os desafios da educação, o CEDIN vem cumprindo com propriedade o seu papel frente ao compromisso do desenvolvimento integral da criança”, conclui.

“Apesar de vivermos em uma sociedade capitalista, impregnada pela cultura individual, encontramos educadores dispostos a enfrentar os desafios de educar para o respeito, pelo exemplo, pela aceitação do novo, pela rejeição de qualquer forma de discriminação, por uma reflexão crítica sobre a prática, pelo bom senso, humildade, alegria, tolerância e essencialmente pela convicção de que a mudança é possível.”

O resultado desse conjunto de ações coordenadas e de uma equipe capacitada fica evidente no desenvolvimento cultural, social e cognitivo, aliado ao bem-estar, saúde física e emocional apresentados pelos alunos ao término de cada etapa letiva. A metodologia do CEDIN tem como base o construtivismo de Jean Piaget, Paulo Freire e a experiência da cidade italiana Reggio Emilia, estimulando os alunos a se reconhecerem na sociedade em que estão inseridas, compreendendo seu papel no meio social, suas relações com outras crianças e com os adultos, valorizando a cultura da infância.

“Nossa proposta pedagógica entende o aluno como sujeito ativo, capaz de descobrir os significados das relações lógicas e, partindo desse princípio, por meio do trabalho por projetos e grupos, estimulamos o protagonismo, a capacidade investigadora, o raciocinar e o imaginar, construindo o conhecimento através de experimentações, vivências e interatividades”, pontua a Diretora do CEDIN, Luciana Bueno Bruscagin. E conclui, “há seis anos vemos, diariamente, a transformação acontecer. A alegria neste lugar, ainda que recheado de dificuldades, é contagiante e contagiosa.”

Ação solidária

O CEDIN está sempre aberto às doações e ao voluntariado, sobretudo, de roupas infantis e profissionais especializados. Os interessados podem procurar pela Secretaria da escola ou diretamente na administração da Fundação Romi através do fone 3499-1555. A exemplo disso, no final de 2015 um grupo de funcionários da Burkhardt+Weber (Alemanha) e da Indústrias Romi (Brasil) se mobilizaram e arrecadaram, entre eles mesmos, dinheiro o bastante para que cada uma das crianças recebessem um kit de agasalhos, com blusa, calças e camisetas, para que neste inverno estivessem, mais lindos e bem quentinhos. A entrega ocorreu na última semana, como parte das comemorações dos 6 anos do CEDIN.

 

 

 

CEDIN

Fruto dos mais de 20 anos de sucesso do Núcleo de Educação Integrada da Fundação Romi, o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil é resultado de uma parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d´Oeste. Uma escola de ensino infantil, Jardim I e II, voltada para o atendimento de crianças de 4 e 5 anos, prioritariamente, em situação de vulnerabilidade social, e cuja metodologia tem como base o construtivismo de Jean Piaget, Paulo Freire e a experiência da cidade italiana Reggio Emilia. O CEDIN está localizada na Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1554. www.fundacaoromi.org.br/cedin.

FUNDAÇÃO ROMI

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI), Centro de Documentação Histórica (CEDOC) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera – Santa Bárbara d’Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.

 

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: ACISB entrega os prêmios aos ganhadores da Campanha do Dia das Mães
Next: Espetáculo “O Broto” do Grupo Di Atus é apresentado nesta quarta
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste santa barbara doeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente