CCZ realiza 20 mil atendimentos em julho


O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão vinculado a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, registrou em julho mais de 20 mil atendimentos. Foram realizadas 5,5 mil visitas domiciliares, 5,5 mil ações de vigilância e controle de criadouros, 3,5 mil nebulizações, 4 mil visitas para medição do índice de breteau e 190 visitas em pontos estratégicos. Outros serviços que se destacaram foram 47 solicitações de castração, 19 ações de controle de animais peçonhentos, 43 ações de controle de pragas urbana/animais sinantrópicos, 13 animais capturados entre cães, gatos e animais silvestres, 64 animais recolhidos mortos, entre outros.

No mês de julho a equipe do CCZ realizou palestras, capacitações e distribuiu materiais informativos de orientação sobre controle de zoonoses aos alunos da rede municipal, aos profissionais da saúde e aos barbarenses atendidos. A equipe que iniciou as atividades de nebulização em bairros com casos suspeitos ou confirmados de dengue também recebeu treinamento dos técnicos do CCZ neste período.

Dengue

Para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus, a Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste orienta a população com algumas ações. Entre elas estão tampar reservatórios de água, manter as calhas limpas, armazenar garrafas com o bico voltado para baixo, cobrir pneus para não acumular água, manter o quintal limpo, roçado, removendo lixo e entulhos, armazenando-os em recipientes adequados e depois os destinando à coleta, lavar com bucha recipientes de alimentos de animais domésticos pelo menos uma vez por semana, abrir portas e janelas quando a nebulização estiver sendo feita na rua e nunca deixar de atender em casa o agente de saúde que se apresentar devidamente credenciado.

O CCZ está localizado na Estrada da Cachoeira, 1.365, no bairro São Joaquim. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3454-4020.

Comentários

Notícias relacionadas