Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Causos e canções marcam segundo dia do Cultura da Terra

Redação 17 de junho de 2015 5 minutes read

Causos e canções marcam o segundo dia do Cultura da Terra – Festival do Orgulho Caipira de São Paulo.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

O violeiro Bob Vieira, a Cia de teatro XekMat e o músico Levi Ramiro fazem a festa no Festival do Orgulho Caipira de São Paulo. Um resgate à cultura caipira, estimulando um novo olhar da população regional sobre suas raízes e tradições, é o objetivo do evento.

 

Fruto de uma premiação conquistada através do Edital ProAC nº 06/2014 – Festivais de Artes, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o festival, realizado pela Estação Cultural da Fundação Romi, conta com a parceria da IDEAL Comunicação Externa, SERTRAN Transportes e Nova Via, Departamento Municipal de Transportes e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Barbara d´Oeste.

 

Abrindo os trabalhos do dia 27/06, sábado, às 18h, o músico Bob Vieira e sua viola enchem o Armazém da Estação Cultural de emoção e diversão. Com muita interação e um repertório que também atrai o público infantil, o violeiro canta, conta causos e declama versos do mais puro universo lúdico caipira. Essa atmosfera é apresentada de maneira performática, envolvendo o público na beleza das suas raízes e tradições.

 

Bob Vieira conta que iniciou na viola após contato com violeiros conhecidos da cidade natal, como Dito Felício e Zé Martins e, a partir de então, mergulhou na cultura caipira. “Através do instrumento me aproximei das manifestações folclóricas da região sudoeste de São Paulo como fandango, catira, cururu, moda-de-viola”, conta. Esse envolvimento influenciou em suas composições e poesias. “A partir de então comecei a se apresentar em escolas e entidades, divulgando a cultura caipira para as crianças e em 2004 publicou o livro Brincando com Rimas que foi “adotado” pela rede municipal de ensino de Itapetininga”, recorda o violeiro.

 

Na sequência, quem assume o palco é a Cia Xekmat. Através de diferentes situações e divertidos personagens, são recontadas histórias do interior e da zona rural, resgatando o verdadeiro sentido das tradições através do espetáculo “Contos e Causos da Nossa Terra”. Histórias como “Os causos e as histórias de pescador”, “As “Caçadas”, “Namoro de antigamente”, compõem alguns dos momentos mais hilários desse espetáculo de contação realizado por Amauri de Oliveira e Roberto Isler.

 

Encerrando a noite, Levi Ramiro, que se iniciou na música tocando violão popular e adotou a viola como principal instrumento, sobe ao palco. Expandido seu universo cultural, de encontro com suas raízes, ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento. Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam a Música Brasileira, o artista celebra a poesia e a simplicidade da vida interiorana.

 

Violeiro e artesão, o músico leva o público para um passeio através das vertentes da música, entre causos e canções, com muita força instrumental. Compondo esse cenário, Levi Ramiro estará acompanhado pelos músicos: Marcos Azevedo (violão), Edu Guimarães (acordeon), Esther Alves (flauta) e André Rass (percussão). Em seu repertório estarão algumas obras do álbum Remanso – Instrumental – Viola Dinâmica, o mais recente trabalho do artista.

 

 

Vá de ônibus! Usar o transporte coletivo municipal, faz bem para cidade.

 

Todos os shows são gratuitos e, além disso, aqueles que preferirem economizar o combustível, evitar os transtornos de trânsito e custos de estacionamento, podem contar com um ônibus exclusivo. O Departamento de Transporte Municipal e a Nova Via, disponibilizarão ônibus exclusivos fazendo o trajeto do terminal urbano até a Estação Cultural durante os três dias do Festival do Orgulho Caipira de São Paulo “Cultura da Terra”.

 

Desfrute o passeio, vá de ônibus usando a Integração! O público poderá ir ao evento utilizando o transporte público municipal. Os veículos começam a circular, partindo do terminal para Estação Cultural, meia hora antes do início do evento. Na sexta-feira, 26, às 18h30. No sábado, 27, às 17h30, e no domingo, 28, às 9h30. O circular encerra o trajeto meia hora após o final do festival, partindo da Estação Cultural para o terminal central.

 

Cartão Integração – No sábado, 27, e domingo, 28, o Departamento de Transporte Municipal terá um estande para confecção do cartão integração. Basta levar os documentos pessoais (RG e CPF) e uma (01) foto 3×4.

 

 

Programação completa

 

  • 26/06, sexta-feira, a partir das 19h, show da Orquestra Barbarense de Violas e do músico Paulo Freire.
  • 27/06, sábado, a partir das 18h, apresentação do músico Bob Vieira, contação de causos com a Cia Xekmat e show com Levi Ramiro.
  • 28/06, domingo, a partir das 10h, apresentação dos Pioneiros do Catira e encerramento com o músico Ivan Vilela.

 

Assessoria Fundação Romi

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Sinésio & Henrique lançam Lyric vídeo em formato inédito da música “É boa”
Next: Ramazzini Engenharia abre inscrições para curso de perícias
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente