Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Carregadores da CEASA Campinas e colaboradores do ISA recebem vacina contra a Covid-19

Nesta quinta-feira, 24 de junho, carregadores da Centrais de Abastecimento de Campinas


Profissionais da saúde realizam a aplicação da vacina nos carregadores e colaboradores do ISA

S.A – CEASA Campinas – e colaboradores do Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) – ONG que funciona dentro da CEASA, foram vacinados contra a covid-19. A previsão é vacinar 170 trabalhadores, sendo 155 carregadores e 15 profissionais do ISA. Até o momento, 84 trabalhadores já foram imunizados.

Na CEASA Campinas transitam mais de 20 mil pessoas por dia e, em média, 43 milhões de toneladas de produtos na área hortifrutigranjeiros e 633 milhões no mercado de flores que são carregados e descarregados, ao mês. A Central também é responsável pelo abastecimento de mais de 500 municípios, com frutas, verduras e legumes.

Lá encontram-se os carregadores que atuam no transporte das mercadorias que chegam ou saem dos boxes, fazem a movimentação da mercadoria do comerciante até a plataforma de carga e descarga, carregando mais de 200 kg com o auxílio de um carrinho mecânico, o que, apesar de ser respeitado, torna excessivamente custoso o uso de máscara, além de fazerem a interface entre os comerciantes e os consumidores, o que os coloca em extrema exposição. Diante disso, foi privilegiada a vacinação desse grupo.

O presidente da CEASA Campinas, Valter Greve, ressalta a luta para que essa vacinação acontecesse. “Desde o início do ano, a CEASA vem demonstrando ao Governo a importância na preservação da saúde dos trabalhadores da Central, não só pela saúde individual, mas para que os alimentos que circulam em mais de 500 municípios cheguem com a máxima segurança possível na mesa dos consumidores”.

A vacinação aos trabalhadores do ISA também se torna necessária, devido ao trabalho social realizado pelos profissionais que fazem a arrecadação de produtos na CEASA, distribuição no próprio Instituto e bairros pela cidade. Uma atividade que além de ajudar muitas famílias de vulnerabilidade social, também envolve uma alta exposição em contato com diversas pessoas.

Parte dos funcionários dos dois grupos já haviam sido vacinados nas categorias anteriormente abertas: profissionais, idade ou comorbidades.

Para Valter Greve, presidente da CEASA Campinas, a vacinação é um símbolo de conquista. “A vacinação de hoje representa uma conquista importante para a CEASA e é motivo de imensa alegria para todos nós, agradecemos a todos que nos ajudaram a tornar essa ação possível, especialmente o Prefeito Dr. Dário Saadi, o vice-prefeito Wanderley Almeida e a Secretaria de Saúde que, através do DEVISA, vem coordenando essa ação”.