27 de junho de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Caridade: remédio contra o pecado

Pixabay

Compartilhe essa notícia!

Por Padre Alex Nogueira

O amor a Deus que cultivamos em nossos corações são indicativos do espaço que damos para sua graça agir. Quanto mais nos abrimos para essa graça, mais espaço criamos para viver as virtudes e superar os vícios. No mais íntimo da consciência humana se encontra uma lei moral que pede para fazer o bem e evitar o mal.

Desse modo, a inteligência do ser humano, por meio do juízo, conhece o bem. E a vontade humana decide livremente escolher por ele. Quando se descobre a caridade divina, dom oferecido por Deus, como um valioso bem a ser almejado, as pessoas são iluminadas e afastadas das sombras do pecado.

A compreensão da caridade, como virtude cristã, faz reconhecer que ela não é apenas uma atitude de filantropia, visto que nesta o agir está pautado em princípios de solidariedade exclusivamente humanos. Quando se vive a caridade na prática cristã, o bem que será realizado para o outro é motivado pela fé. Em outras palavras, pode-se dizer: “amo o meu próximo por causa de Jesus, pois vejo no irmão o próprio Cristo”. Aqui está o fundamento da caridade cristã, que é movida sempre num contexto de fé.

Padre Alex Nogueira
Divulgação

Quando se lê a vida dos santos, é possível constatar atos heroicos de caridade que só puderam ser concretizados pois a vida estava fundada na fé. No caso de atos filantrópicos, o motivo primeiro é por solidariedade humana. Nas ações de caridade cristã, a força motora é a fé em Jesus Cristo. Na sociedade civil o reconhecimento de muitas obras cristãs é chamado de filantropia, porém dentro da realidade espiritual ela é muito mais, pois manifesta ser fruto de um coração que tem fé.

Escolher pelo caminho da caridade cristã, é viver no bem e na verdade. Por isso, a alma cada vez mais impulsionada pela bondade, não deixará espaço para as sombras dos vícios e pecados. Eis o eficaz remédio contra o pecado: viver a virtude da caridade divina, dom de Deus, num contexto de fé viva e fervorosa a Jesus Cristo. Experimente esse caminho! Descubra o quanto a vida mudará e dê a ela um sentido maior que vai além das motivações puramente humanas.

 

Padre Alex Nogueira é mestre em direito canônico, professor acadêmico e autor do livro Orar faz muito bem!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!