SB24HORAS

Notícias na hora certa!

CAPS Infantojuvenil promove atividades natalinas aos pacientes e familiares

Compartilhe essa notícia!

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantojuvenil “Larissa de Almeida” promoveu nesta quarta-feira (13) atividades recreativas aos pacientes que são assistidos pela unidade de saúde. Além do clima natalino, as ações também foram pensadas para apresentar aos familiares os resultados sobre a evolução no tratamento dos menores.

 

“Este é um momento especial para integrar os pacientes, familiares e os profissionais da saúde mental. Nós aproveitamos as festividades de fim de ano para apresentar às famílias um balanço sobre a evolução dos pacientes durante o tratamento que é realizado aqui”, explica a supervisora da rede de saúde mental, Paula Reimão.

 

No evento desta quarta, os pacientes foram recepcionados pelos profissionais da unidade com lanches, brincadeiras ao ar livre, cama elástica, jogos em equipe e dinâmicas.

 

Os familiares receberam da equipe multidisciplinar informações gerais sobre o processo terapêutico das crianças e adolescentes, sobretudo as relacionadas com o avanço no tratamento e o comprometimento ao acompanhamento que vem sendo realizado durante todo o processo.

 

“Nossos profissionais estão comprometidos em oferecer sempre um acolhimento humanizado aos pacientes. Esse momento de descontração também é fundamental para que o processo de humanização ocorra de forma natural e contribua para a evolução terapêutica dos nossos usuários”, reitera a diretora da Unidade de Atenção Especializada, Ana Rubia.

 

Rede de saúde mental

 

Em Americana, a rede de saúde mental é constituída de três unidades de CAPS, locais de referência para o tratamento das pessoas com intenso sofrimento psíquico, como os transtornos mentais graves e persistentes, que buscam preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território.

 

São eles: o “Arte & Vida”, com atendimento para adultos, o Infantojuvenil “Larissa de Almeida” e o AD (álcool e outras drogas) “Nova Vida”, para adultos com grave comprometimento decorrente do uso de substâncias psicoativas.

 

O acompanhamento é realizado por uma equipe técnica multidisciplinar, intervindo de forma articulada com os aparelhos sociais e culturais do município. O tratamento no CAPS permite que as relações dos usuários com seus familiares e a comunidade sejam preservadas, mantendo o vínculo social e a vida comunitária.

 

O atendimento é feito por demanda espontânea, também chamada de “porta aberta”, ou seja, basta o indivíduo se dirigir a uma das unidades e apresentar comprovante de endereço e um documento com foto para ser atendido.

 

A assistência também é feita por meio de encaminhamentos, que são realizados pelos médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), bem como outros serviços da rede municipal de saúde.

 

Em Americana, todas as unidades funcionam das 7h30 às 18h. Confira os endereços:

 

CAPS Adulto “Arte & Vida”

Rua Estevão Carlos Vicentini, 115 – Jardim Dona Rosa

 

CAPS Infantojuvenil “Larissa de Almeida”

Rua dos Cravos, 1.702 – Jardim São José

 

Caps AD (Álcool e Drogas) “Nova Vida”

Rua Joaquim Puppo, s/n – Vila Dainese

 

 

Por Amauri de Souza (MTb 27.493)

 

Fotos: Marilia Pierre

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!