Capivari: Vacina contra Febre Amarela deve ser tomada apenas uma vez na vida

A vacina para Febre Amarela passou a ser feita em apenas uma dose para a vida toda, com exceção das crianças que continuam tomando aos 9 meses e 4 anos de idade, pois a dose é dividida em duas. Vale lembrar que, em Capivari, como não foram registrados casos da doença, a vacina pode ser tomada apenas por pessoas que morem em área rural ou viajarão para as regiões endêmicas e que nunca receberam uma dose da vacina na vida. Isso também vale para as crianças.

O Ministério da Saúde decidiu seguir o Regulamento Sanitário Internacional de 2014, da OMS (Organização Mundial da Saúde) que recomenda que uma dose da vacina febre amarela seja considerada suficiente para proteção por toda a vida, estendendo assim a validade do certificado internacional de vacinação contra febre amarela dos atuais reforços a 10 anos para apenas uma dose para toda a vida do vacinado.

A decisão foi tomada devido a análise de evidências científicas disponíveis sobre a duração da imunidade pela vacina Febre Amarela, a situação epidemiológica da doença no Brasil e revisou o esquema de vacinação. Sendo assim, o Ministério da Saúde passou a adotar dose única da vacina para as áreas com recomendação de vacinação em todo o País.

Vale lembrar que em Capivari como não foram registrados casos da doença, a vacina pode ser tomada apenas por pessoas que morem em área rural ou viajarão para as regiões endêmicas e que nunca receberam uma dose da vacina na vida.

A Secretaria da Saúde informou os dias e horários para vacinação com o intuito de que os munícipes busquem pelo serviço nos dias corretos. Acompanhe:

– Ceamc (Centro de Atendimento à Mulher e à Criança): quarta, quinta e sexta-feira, das 7h às 11h

– Posto de Saúde do Castelani: todas as quintas-feiras, das 8h às 14h;

– Posto de Saúde do Engenho Velho: todas as segundas-feiras, das 8h às 12h;

– Posto de Saúde do Padovani: todas as sextas-feiras, das 8h às 14h;

– Posto de Saúde do Porto Alegre: todas a quintas-feiras, das 8h às 11h;

– Posto de Saúde do São João: todas as sextas-feiras, das 8h30 às 11h30;

– Posto de Saúde do Santa Rita: todas as quartas-feiras, das 8h às 14h.

 

 

Comentários

Notícias relacionadas