Capivari 

Capivari inaugura Galeria Tarsila do Amaral

Espaço conta com releituras das obras das artistas e pode ser visitado de segunda a sexta-feira.

Da infância na fazenda dos pais a uma das maiores artistas do mundo, Tarsila do Amaral foi um dos grandes destaques do movimento modernista do Brasil. As cores vibrantes, as paisagens rurais e urbanas, a fauna e a flora tornaram-se a sua marca. Uma artista totalmente à frente de seu tempo.

Sua cidade natal necessitava de um local em sua homenagem e este espaço se tornou realidade também pelas mãos de artistas, professores e alunos do município. Um lugar que respira arte e cultura. Onde é possível encontrar tudo sobre sua vida e obra.


A inauguração da Galeria Tarsila do Amaral foi realizada na noite de quinta-feira, dia 22, e contou com a presença de grande público de Capivari e região. “Com certeza esse lançamento será um marco para a cidade. Necessitávamos de um espaço em homenagem a esta ilustre artista que foi Tarsila do Amaral. Gostaria de parabenizar a Secretaria de Cultura e Turismo que não mediu esforços para tornar este sonho realidade, bem como todos os artistas, professores e alunos que também fazem parte deste projeto. Com certeza a galeria abrirá muitas portas para o município de Capivari”, ressaltou o prefeito, Rodrigo Proença.


A ideia de montar este espaço no município surgiu após o projeto Tarsila 130 anos que foi realizado durante o ano de 2016 quando mais de 30 escolas do município receberam uma determinada obra da artista para fazerem uma releitura. No final deste mesmo ano foi realizada a exposição da Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes. “Essa mostra ocorreu durante um dia somente. Recebemos muitos elogios e várias pessoas queriam ver essa exposição mais vezes no município. Foi então que surgiu a ideia de montar a galeria. Separamos as melhores releituras, guardamos e reformamos todo o local para receber essas obras. Mas a galaria vai muito mais além de apenas uma exposição”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alexandre Della Piazza que fez o seu discurso emocionado e fez questão de agradecer a toda a sua equipe pelo empenho.


A inauguração contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Vitão, bem como de representantes do Instituto Arcor, IFSP (Instituto Federal de São Paulo), AVCC (Associação Voluntária de Combate ao Câncer), Assocap (Associação dos Fornecedores de Cana de Capivari), Lions Clube, Movimento Capivari Solidário, Diretoria de Ensino e EAC (Escola Alegria de Crescer).

A Galeria

Durante a visita à Galeria Tarsila do Amaral, primeiramente é possível acompanhar um vídeo sobre a história de Tarsila e, logo após, prestigiar as releituras de seus quadros, feitas por artistas, professores e alunos de Capivari. Por último, os interessados podem soltar a imaginação na Sala de Artes e levar a sua produção como lembrança para casa.

No local também é possível realizar pesquisar nos computadores disponíveis, os quais estão abastecidos com todo conteúdo sobre a vida e obra da artista.

A galeria funciona de segunda a quarta das 12h às 17h e das 18h às 21h, bem como de quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

 

Comentários

Leia também...