24Horas Capivari 

Capivari está em estado de atenção por conta das chuvas

Prefeito Rodrigo solicitou início imediato das ações do PAI, que visam a preservação das vidas e redução dos danos materiais e ambientais decorrentes de possíveis alagamentos

Por conta das chuvas dos dois últimos dias na região, o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, reuniu os secretários municipais na manhã deste sábado (5/01) para iniciar as ações que constam no Plano de Ação Imediata (PAI) da Defesa Civil. O intuito do chefe do Executivo é antecipar o acolhimento aos moradores e oferecer, deste modo, o atendimento social, de segurança e demais necessidades. O nível do rio Capivari, de acordo com a régua de aferição, atingiu 1.87m nesta manhã (número atualizado às 12h40). O transbordamento poderá iniciar ao atingir 2m.

Toda a estrutura de apoio disponibilizada pela Prefeitura para atender a população já está ativa e compõe: caminhões que auxiliarão na locomoção dos móveis, roupas e demais utensílios, equipes de orientação, formada por agentes da Defesa Civil e guardas-civis municipais, que visitam as áreas de risco constantemente, orientando os moradores e solicitando a saída dos locais, bem como escolas municipais que poderão receber a população afetada. Inicialmente, a Eicap Aldo Silveira, no bairro Moreto, é a única unidade aberta. A Emeief Derly Andriotti, do bairro Santa Rita, está em alerta para abertura. O Centro de Ginástica também estará à disposição. “O principal objetivo é levar essas pessoas a lugares seguros, por conta disso, estabelecemos medidas que visam antecipar os alagamentos, colocando a estrutura e os profissionais à disposição, além dos agentes de Defesa Civil, guardas-civis, assistentes sociais e demais colaboradores”, diz o prefeito. Ainda não existem famílias desabrigadas.

O chefe do Executivo também anunciou os canais disponíveis à população. “Todos que precisarem de qualquer apoio e atendimento poderão entrar em contato com nossas equipes por meio do telefone 199, da Defesa Civil, onde o cadastro deste morador será feito e as medidas tomadas. Também colocamos à disposição o 153 e o (19) 3491-1311, ambos da Guarda Civil”, comenta. É importante reforçar que por meio do 199 os moradores poderão oferecer ajuda voluntária.

As equipes da Prefeitura já estão direcionadas em três áreas específicas. São elas: os bairros Santa Rita do Trevo e Cancian, Moreto, Jardim Elisa e Padovani e Nova Aparecida, Ponte do Santoro, Juventus, rua Tiradentes e bairro Balan. Estes são os principais pontos de atenção no município. No bairro Santa Rita do Trevo, algumas moradias já apresentam acúmulo de água no quintal. A previsão é de que as águas cheguem ao município às 17h, podendo este horário ser alterado para mais ou para menos.

Trânsito e demais secretárias

Ainda não existem pontos interditados na cidade (informação atualizada às 13h05). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, no entanto, está em prontidão para providenciar quando necessário. Os secretários municipais estarão nos locais realizando os atendimentos e provendo, a pedido do prefeito, os auxílios à população afetada.

Comentários

Leia também...