Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Capivari: Adolescentes receberão as vacinas HPV e Meningite em janeiro


A Vigilância Epidemiológica informa que a partir de janeiro de 2017, serão incluídos novos grupos para vacinação contra a Meningite C e HPV. Todas as salas de vacinas dos Postos de Saúde e o do CEAMC – Centro Especializado de atendimento à Mulher e à Criança aplicarão as vacinas nestes novos grupos.

A vacina contra a Meningite C será para meninos e meninas de 12 e 13 anos. A meta do município é vacinar 80% deste público-alvo, sendo que Capivari possui aproximadamente 1.665 adolescentes nesta faixa etária. A vacina contra a HPV incluirá meninos de 12 e 13 anos, pois para as meninas de 9 a 13 anos esta vacina já está sendo realizada desde 2014. Esse grupo de meninos deverá tomar três doses, com intervalo de dois e seis meses após a 1ª dose. Será necessário prescrição médica.

Também passarão a ser vacinados meninos e homens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/AIDS. As meninas que chegaram aos 14 anos sem completar as duas doses da vacina contra HPV também podem se vacinar.

A vacina contribui com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, a inclusão dos meninos poderá contribuir para o aumento da proteção em meninas, além de prevenir os cânceres de pênis, ânus e verrugas genitais, bem como os casos de cânceres de boca e orofaringe e verrugas genitais, em ambos os sexos.

Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica telefone 3492-8205 ou na sala de vacinas do CEAMC no telefone 3492-1940.

Comentários

Dennis Moraes