RMC 

Campinas inaugura Centro de Produção de Material para Educação Especial


Os materiais didáticos voltados para os alunos da Educação Especial que estudam na rede municipal de ensino serão produzidos pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas, no Centro de Produção de Material Adaptado (Cepromad), localizado no Taquaral, em Campinas. As peças serão entregues para mais de mil alunos matriculados nas escolas municipais, como forma de tornar o aprendizado mais dinâmico e produtivo.

O Cepromad foi inaugurado nesta segunda-feira, 27 de junho, pelo prefeito Jonas Donizette, acompanhado pelas secretárias de Educação, Solange Pelicer, e do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Emmanuelle Alkmin.

O Centro, considerado inédito no país, vai suprir uma necessidade dos alunos com baixa visão, cegos, com deficiência auditiva ou intelectual, surdos, com transtornos globais e até mesmo os superdotados. “Não existe inclusão sem recursos. Muitos materiais que são utilizados pelos nossos professores não são disponibilizados pelo Ministério da Educação. Diante dessa realidade, a estratégia foi produzir”, disse a coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Eliana Cunha.

Levando em conta que Campinas é pioneira em uma série de ações, o prefeito Jonas Donizette acredita que este modelo de produção de material didático será exemplo para o país. “Tenho certeza de que esta proposta irá se reproduzir. Muitas coisas que fazemos em Campinas se propagam. Estamos dando mais um passo nesse sentido com o Cepromad”, afirmou o prefeito.  

Produção do material

A lista de materiais é bem variada e são produzidos em parceria com as escolas. Os professores irão demandar os conteúdos e o Cepromad vai produzir.

No Centro de Produção há livros em braille e materiais de comunicação em libras, entre outros. O local dispõe também de pranchas de comunicação alternativa – fichas com imagens-padrão para os alunos que têm paralisia cerebral e autismo. Por meio delas, os estudantes identificam para o professor se estão assimilando ou não o conteúdo passado.

Acessibilidade não significa apenas adaptar o espaço físico. Se os estudantes não têm um material didático adequado, eles não têm a mesma condição que os demais”, comentou Emmanuelle.

O Cepromad fica no Núcleo de Ação Educativa Descentralizada (Naed) Leste, localizado na Rua Padre Domingos Gianini, 276, Parque Alto Taquaral.

Comentários

Leia também...