fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Campinas e região farão parte de movimento global por boas ações

Acompanhado de oficinas gratuitas e festival de food trucks solidários, o “Dia das Boas Ações” acontecerá em Campinas no dia 10 de abril, no parque do Taquaral

 

No dia 10 de abril, à partir das 9h, Campinas e região entrarão na rota global dos movimentos de voluntariado. A cidade sediará o “Dia das Boas Ações”, evento que acontece em mais de 70 países e, pela primeira vez, irá se realizar também no Brasil. O encontro será uma oportunidade para disseminar a mensagem principal do movimento: “Todo mundo pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo”. Para que os participantes possam ter a experiência de voluntariado já durante o encontro, diversas atividades estão programadas, como pintura das paredes de uma ONG, revitalização de praças e ruas e arrecadação de alimentos.

 

As atividades programadas serão um primeiro convite para que os moradores de Campinas conheçam e, se desejarem, passem a apoiar as diversas organizações filantrópicas que, rotineiramente, promovem boas ações na região. Mais de 15 organizações não governamentais (ONGS) já confirmaram presença no evento e estarão presentes para apresentarem seus trabalhos e recrutar voluntários e doadores.

 

“Será um importante movimento para o Brasil e para Campinas. Além da sociedade conhecer os trabalhos sociais que já existem, envolver as pessoas em atos solidários é uma esperança de termos uma sociedade mais equilibrada”, comenta Izadora Mattiello – cofundadora e diretora executiva da Phomenta.

 

Para gerar mobilização e colocar o voluntariado em pauta o evento contará ainda com diversas atividades de lazer, constituindo um ambiente ideal para famílias e encontros de amigos. Estão previstas atividades como apresentações musicais, aula de yoga e dança, bazares de troca, oficinas de artesanato e beleza, distribuição de livros e um festival de Food Trucks solidário, em que parte da renda será revertida para as ONGs que fazem parte do portfólio da Phomenta. A expectativa é que mais de 5 mil pessoas compareçam ao encontro, seja para conhecer o trabalho das ONGS e prestigiar as atrações ou colocar a mão na massa em uma das oportunidades de voluntariado disponíveis no dia.

 

No Brasil, o Dia das Boas Ações é uma iniciativa coordenada pelo Atados, plataforma de voluntariado que conecta organizações e pessoas. Para a viabilização em Campinas, única cidade do interior a receber o movimento, a iniciativa conta com a realização da Phomenta, negócio social que potencializa projetos sociais através de mobilização de recursos financeiros e humanos.

 

Serviço

Quando: 10 de abril, das 9h às 17h

Onde: Parque Taquaral, Av. Dr. Heitor Penteado, 1671, portões 5 e 7.

Atividades sobre voluntariado: Pintura de muros, mutirão de limpeza, dinâmicas de vivência, mutirão de gentilezas, arrecadações e festival de food trucks solidários

Atividades recreativas: Voluntariado; aulas de yoga, meditação e yoga; bazares e trocas; apresentações musicais; oficinas de artesanato, beleza e inglês e distribuição de livros

 

Sobre a Phomenta
A Phomenta é uma organização que tem como missão apoiar e fomentar as organizações sociais do interior de São Paulo, através de recursos financeiros e humanos. O objetivo é superar a dificuldade dos projetos sociais em conseguir profissionalização, voluntários qualificados e sustentabilidade financeira.

 

Comentários

Dennis Moraes