Campinas e Dongguan, na China, oficializaram irmandade entre cidades


O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira e o prefeito de Dongguan (China), Yuan Baocheng, assinaram ontem quarta-feira, 20 de abril, o protocolo que oficializa a irmandade entre as duas cidades. A cerimônia aconteceu no país asiático e foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho, e pelo diretor de Cooperação Internacional da Prefeitura, Marcello Von Schneider.

“Com o protocolo de cidades-irmãs, Dongguan e Campinas dão mais um passo importante de uma parceria sólida e profícua baseada na busca recíproca do desenvolvimento econômico e social das duas cidades. Os passos que já foram dados nesta parceria, aliás, nos indicam que estamos no caminho certo”, disse o vice-prefeito.
Nesta sexta-feira, dia 22, o vice-prefeito e a Delegação de Campinas irão a Fuzhou, a 870 quilômetros de Dongguan, para uma audiência com o prefeito para reforçar os laços da cidade-irmã, que foi conferida em 1996 pelo então prefeito e seu pai, José Roberto Magalhães Teixeira. O encontro visa promover convênios entre as cidades na área de cultura, esportes e ciência e tecnologia. A comitiva também fará uma visita aos parques tecnológicos do município chinês.
Escritório
Outro compromisso do vice-prefeito e da Delegação de Campinas na China foi a inauguração da sede da CBCDE – Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico, na qual Campinas contará com um escritório de representação internacional. “Com a plataforma de comércio representada pelo novo prédio da Câmara de Comércio Brasil China, as relações já estabelecidas tendem a se aprofundar ainda mais. Será uma grande facilitadora entre os dois países e especialmente para Campinas, que contará com um escritório de representação no prédio. Trata-se de um momento histórico no que diz respeito aos instrumentos de atração de investimentos internacionais e das relações institucionais do município”, disse o vice-prefeito na cerimônia de inauguração.
O prédio fica na cidade de Dongguan e o escritório de representação de Campinas ficará disponível para os empresários e as pessoas interessadas no comércio entre os dois países. “É um espaço para discutir negócios com empresários dessa região, que é a mais rica da China, e terá materiais de divulgação de Campinas e região”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho.
Para o diretor de Cooperação Internacional da Prefeitura, Marcello Von Schneider, o escritório é uma excelente ferramenta de trabalho para Prefeitura de Campinas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico na área internacional, no sentido de ter essa base de apoio para o contato com empresas chinesas, como também para as empresas brasileiras que queiram se instalar no país asiático.
A Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico convidou a delegação de Campinas para participar da inauguração do prédio. A missão da CBCDE é promover a aproximação entre entidades governamentais, associações e empresários brasileiros e chineses, visando a consolidação das relações comerciais e culturais entre o Brasil e a China. Em cada uma das ações, a CBCDE atua como facilitadora das relações comerciais entre os dois países, apontando sempre as melhores oportunidades de negócios para ambos os lados.
PMC
Comentários

Notícias relacionadas