26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Campanha “Junho Branco” de prevenção às drogas: equipe do CAPS AD realiza conscientização em unidades de saúde

Compartilhe essa notícia!

A informação é capaz de mudanças transformadoras! Pensando nisso, a equipe do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), órgão gerido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré, realizou durante toda a semana passada (22 a 26 de junho) uma ação alusiva à campanha “Junho Branco”, de prevenção e conscientização sobre os malefícios do uso de drogas, junto  aos profissionais e pacientes das unidades de saúde do Matão, Picerno e Maria Antônia, como o apoio do ISSRV (Instituto Social Saúde Resgate à Vida).

Os profissionais divulgaram o trabalho realizado pelo CAPS AD, que atende no bairro Residencial Portal Bordon II, e falaram sobre os cuidados com a saúde mental para o equilíbrio do corpo e das relações sociais. Depois, foram distribuídas fitinhas brancas, símbolo alusivo à campanha. Devido à pandemia do coronavírus, o distanciamento entre as pessoas e todas as outras determinações sanitárias para evitar a propagação da Covid-19 foram respeitadas.

“Foi um momento muito epecial de abordagem desse assunto tão delicado e muito importante! Pois não existe saúde plena se não houver saúde mental”, enfatizou a coordenadora municipal em Saúde Mental, Deborah Caetano Pereira.

 

CAPS AD

 

O prédio do CAPS AD foi inaugurado em dezembro do ano passado na região do Picerno. Conta com equipe técnica, formada por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro e técnicos de enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional e recreacionista, oferecendo cuidados, atenção integral e continuada a dependentes químicos maiores de 18 anos, por meio do acolhimento, realização de oficinas e grupos terapêuticos (autocuidado, culinária, horta, música e ateliê aberto).

“O CAPS AD é uma unidade de extrema importância para o atendimento em saúde mental, pois acolhe as pessoas que sofrem com transtornos mentais decorrentes da dependência química – e que muitas vezes são julgadas e marginalizadas. O órgão oferece atendimento interdisciplinar para a reabilitação e inclusão social dessas pessoas”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Todo o trabalho é planejado segundo o Plano Terapêutico Singular (PTS), elaborado junto ao paciente e à equipe de referência, atendendo sempre à necessidade individual. Além disso, o serviço ainda oferece suporte à família do paciente, por meio de grupos semanais realizados na unidade. O CAPS AD está localizado na Rua Antonieta Ravagnani Tanner, nº 190, Residencial Portal Bordon II. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!