Campanha “Fique Sabendo” começa sábado em S. Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste inicia no próximo sábado (22) a campanha “Fique Sabendo”, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com prefeituras. A iniciativa será realizada de 22 de novembro a 3 de dezembro, no Centro Médico, Centro Comunitário do Romano, Pronto Socorro Afonso Ramos, AMEV (Associação de Melhoria de Vida), Faculdade Politec, Faculdade Anhanguera e Shopping VIC Center.  A campanha também será estendida a todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). O objetivo é diagnosticar precocemente a contaminação pelo vírus HIV e pela Sífilis.

A coordenadora do AMDIC (Ambulatório Médico de Doenças Infecto Contagiosas), Juliana de Oliveira Jodas, explica a importância da realização dos exames, incentivando a população a fazer o teste. “É muito importante que todas as pessoas realizem os testes, pois estas doenças podem não apresentar nenhum sintoma em 10 e 20 anos, sendo diagnosticadas muito tardiamente, quando já há um comprometimento dos órgãos e da saúde”, explicou.

No caso do HIV/AIDS, é importante as pessoas ficarem alertas porque esta já não é mais uma doença encontrada somente em um perfil de população, sendo detectada em qualquer faixa etária, sexo, nível social, estado civil, entre outros. “A maioria dos casos diagnosticados são da população em geral, pessoas que convivemos no nosso dia a dia. Embora a doença assuste devido seu histórico mundial e não apresente cura, quando diagnosticada e tratada adequadamente é possível manter a mesma qualidade de vida de uma pessoa sem a doença”, destacou Juliana.

Juliana ressaltou ainda que a Sífilis também pode ser uma doença silenciosa. Segundo ela em alguns casos aparecem sinais como uma pequena úlcera, que não dói, não coça, não apresenta secreção e que some sozinha após um tempo, mas em grande maioria este sinal passa batido. “Por isso é importante que as pessoas realizem também este teste, pois a Sífilis é uma doença tratável e com cura desde que a pessoa realize de forma correta”, completou a coordenadora.

Confira a programação da campanha:

Teste Rápido Diagnóstico

Dia 22/11 – Sábado – Centro Médico das 8 às 11 horas

Dia 24/11 – Segunda-feira – Centro Comunitário do Romano das 17 às 21 horas

Dia 25/11 – Terça-feira – Faculdade Politec das 18 às 22 horas

Dia 26/11 – Quarta-feira – AMEV das 17 às 21 horas

Dia 27/11 – Quinta-feira – UBS Cidade Nova das 17 às 21 horas

Dia 28/11 – Sexta-feira – Shopping VIC Center das 17 às 21h30

Dia 29/11 – Sábado – PS Afonso Ramos das 14 às 18 horas

Dia 01/12 – Segunda-feira – UBS Europa das 17 às 21 horas

Dia 02/12 – Terça-feira – Faculdade Anhanguera das 18 às 22 horas

Dia 03/12 – Quarta-feira – UBS São Fernando das 17 às 21 horas

Foto: Arquivo

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas