seg. jan 27th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Campanha de Vacinação contra Influenza segue até esta sexta-feira em Capivari

A 19ª Campanha de Vacinação contra Influenza segue até esta sexta-feira, dia 23, nos postos dos bairros do município e no Ceamc (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança). É importante frisar que no Estado de São Paulo, a Secretaria da Saúde, definiu a aplicação apenas nas pessoas pertencentes aos grupos prioritários.

Para se ter uma ideia, os últimos dados apontam que, em Capivari, 9.666 pessoas receberam as doses, isso representa 96,12% da expectativa que era a aplicação de 10.056 doses. Os idosos ultrapassaram a meta e chegaram a um percentual de 125,42%. Por outro lado, a expectativa de vacinação de mulheres que tiveram filho recentemente, denominadas puérperas, registraram um percentual de apenas 31,82%.

É importante desmistificar a ideia de que a vacina causa gripe, pois é inativada (contém vírus mortos), fracionada ou em subunidade. Quadros respiratórios simultâneos podem ocorrer sem relação causa-efeito com a vacina. O resfriado é diferente da gripe. A vacina não imuniza contra o resfriado causado por outros vírus. Por isso, os munícipes não precisam ter medo e devem procurar os postos do Padovani, Castelani, São João, Santa Rita, Porto Alegre e Engenho Velho, ou então o Ceamc para se vacinar.

Podem tomar a vacinar pessoas a partir dos 55 anos de idade, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhador da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, professores do Ensino Básico e Superior, comorbidades, Polícia Militar e Civil, Bombeiros, funcionários do PAT, funcionários dos Correios, Defesa Civil, Ministério Público (Promotor), Procuradoria Geral (Procurador), Defensoria Pública, Polícia Federal e Guarda Municipal, doadores de sangue e de medula, trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, auxiliar de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior, funcionários das Creches, trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduo.

Comentários

Dennis Moraes