Campanha “Bombeiro Sangue Bom” reúne 70 doadores

noticias_fotos_exibe (15)Setenta pessoas participaram nesta terça-feira (2) da Campanha de Doação de Sangue “Bombeiro Sangue Bom”. Segundo os organizadores, a ação teve saldo positivo. A iniciativa é da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros, Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e dos Lions Clube Centro e Pérola.

Segundo o coordenador do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), Marcos Mendes, uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. “Todos os dias acontecem centenas de acidente e cirurgias que exigem transfusão, doar sangue é uma ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo a saúde, por isso a doação espontânea e periódica é fundamental”, frisou.

A próxima Campanha está agendada para dia 3 de setembro. Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Para ser doador de sangue, basta ser saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e pessoas que tiveram relacionamento.

 

 

 

Comentários

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta