Campanha Antirrábica: mais de 200 animais são vacinados na Zona Rural

Mais de 200 animais foram vacinados nos primeiros dias da Campanha de Vacinação Antirrábica em Santa Bárbara d’Oeste, iniciativa realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. As ações executadas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) começaram na zona rural da cidade, com imunização desde o início do mês nos bairros Cruzeiro do Sul e Pinheirinho. A vacinação nestes pontos continua nos próximos dias, com atuação também em pontos dos bairros Caiubi e Vale das Cigarras.

 

Cães e gatos a partir de 03 meses de idade, independente do sexo ou raça, devem receber a vacinação. O proprietário que não vacinou seu animal por ausência ou outro motivo pode comparecer ao CCZ para a aplicação da dose. Os reforços da vacina devem ser feitos anualmente. A meta de vacinação para o ano de 2014 é de aproximadamente 20 mil animais.

 

Nos dias 29 e 30 de novembro a vacina será disponibilizada em 30 postos de vacinação distribuídos entre o sábado e domingo, totalizando 60 pontos de vacina espalhados em toda a cidade neste fim de semana. O CCZ permanece à disposição dos proprietários de animais como posto fixo de vacinação contra a raiva animal durante o ano todo.

 

Doença

 

A raiva é uma doença infecciosa provocada por um vírus que é transmitido de animal para animal através da saliva contaminada. O homem também pode adquiri este vírus através da mordida, lambida, arranhadura ou contato com animais infeccionados (cães, gatos, morcegos e outros mamíferos). A raiva é uma doença mortal. Após inicio dos sintomas a letalidade tanto no homem como em outros animais é de praticamente 100%.

 

O cão e o gato assumem grande importância na transmissão desta doença ao homem devido ao contato mais próximo destes animais com seres humanos. Devido a esta importância na transmissão da raiva é que o cão e o gato recebem gratuitamente a vacina anual contra a raiva. É importante ressaltar que outras espécies de animais silvestres como o morcego, o macaco e outros também podem transmitir o vírus da raiva para o homem e para os animais domésticos e como medida de segurança o homem deve evitar o contato com estes animais e manter os cães e gatos anualmente vacinados.

 

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas diretamente na sede do Centro de Controle de Zoonoses, localizado à Estrada da Cachoeira, 1365, no bairro São Joaquim, ou pelo telefone 3454.4020.

Comentários

Notícias relacionadas