Caminhada “Pense Rosa” reúne bom público em S. Bárbara

A Rede Feminina de Combate ao Câncer, em parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, realizou no último domingo (19) a Caminhada Pense Rosa. O objetivo foi ressaltar a importância dos exames preventivos do câncer de mama. A concentração teve início pela manhã no Centro Social Urbano e a caminhada seguiu pelas ruas Paraguai, Argentina e Avenida Corifeu de Azevedo Marques, no Jardim Belo Horizonte, num percurso de 1,5 km. Foram distribuídas 1 mil camisetas. As mesmas foram trocadas por um quilo de alimento não perecível. Como parte da programação, os participantes puderam tirar “selfies” com placas informativas.

“A caminhada teve um saldo extremamente positivo com excelente adesão da população barbarense. É um evento que se fortalece a cada ano, mobilizando não só as mulheres, mais a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama. Ficamos muito satisfeitos em notar a presença não apenas das mulheres, mas a participação das famílias, o que valoriza ainda mais as ações do Outubro Rosa no município”, disse a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher, Luciana Moura.

Mutirão

Como parte da programação, Unidades Básicas de Saúde promoveram neste sábado (18) diversas ações. Na UBS “Dr. Célio de Farias”, entre o Conjunto Roberto Romano e Jardim Laudissi, foram realizadas 31 coletas de papanicolaou, sendo 13 coletas na faixa etária de 50 a 66 anos, e 19 agendamentos de mamografia. Já na UBS “Dr. Carlos Perez”, no 31 de Março, 77 coletas, sendo 33 coletas na faixa etária de 50 a 66 anos, e 10 agendamentos de mamografia. Enquanto na UBS “Dr. Joel Lincoln May Keese”, no Vista Alegre, foram registradas 45 coletas, sendo nove coletas na faixa etária de 50 a 66 anos e 16 agendamentos de mamografia.

A iniciativa foi voltada a mulheres que já iniciaram a vida sexual e principalmente aquelas que estão na faixa etária entre 50 e 69 anos. Luciana enfatizou que o objetivo do mutirão foi facilitar o acesso e mobilizar o maior número de mulheres sobre a importância da realização dos exames preventivos foi plenamente atingido. “Novas edições do mutirão deverão realizadas em outras unidades ainda esse ano dando continuidade ao projeto”, comentou a coordenadora.

Confira a programação:

21 de outubro, às 13 horas no CRAS I – Vista Alegre – Orientação ao Câncer de Mama – Oficina Dançaterapia

22 de outubro, às 13 horas no CRAS II – São Fernando – Orientação ao Câncer de Mama – Oficina Dançaterapia

23 de outubro, das 13 às 16 horas no Vic Center – Orientação sobre prevenção de câncer do colo do útero e da mama / Saúde da Mulher

24 de outubro, às 9 horas no CRAS III – Nova Conquista – Palestra – Inteligência Emocional na Prevenção ao Câncer

24 de outubro, das 13 às 16 horas no Vic Center – Orientação sobre DST, distribuição de folders e preservativos / AMDIC.

25 de outubro, às 14h30 na Igreja Nazareno – Palestra e Chá da tarde

28 de outubro, às 13 horas no CRAS IV – Romano – Orientação ao Câncer de Mama – Oficina Dançaterapia

29 de outubro, às 13 horas no CRAS V – Planalto do Sol – Palestra – Inteligência Emocional na Prevenção ao Câncer

1º de novembro, às 8 horas na Denso do Brasil – Orientação e Panfletagem

Fotos: Mariana Balam

Comentários

Notícias relacionadas