fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Câmeras da Guarda Municipal flagram novos descartes irregulares em Nova Odessa

O sistema de videomonitoramento da Guarda Civil Municipal de Nova Odessa flagrou mais três pessoas despejando lixo em uma estrada rural do município. As infrações ocorreram entre sábado (28) e domingo (29), exatamente uma semana depois de câmeras da corporação terem registrado outros três descartes irregulares no mesmo local. Segundo a GCM, os autores foram identificados e serão multados pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins.

 

As imagens captadas pela Guarda Municipal mostram um caminhão pequeno e dois carros parados na Avenida São Gonçalo. Do lado de fora, três pessoas tiram sacos com resíduos sólidos e jogam na área verde localizada na margem da via. O descarte é classificado como crime ambiental, conforme prevê a lei municipal 2.883/2014, que disciplina a limpeza e conservação de áreas públicas e particulares. A multa prevista varia de R$ 500 a R$ 5 mil.

Além das câmeras de videomonitoramento, a fiscalização na cidade também é realizada por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente. “Mais três descartes irregulares flagrados que serão punidos com multa, como estabelece a lei. Não vamos mais admitir que pessoas continuem transformando áreas verdes em lixões, uma vez que temos dois locais preparados para receber resíduos”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros, o “Nenê Gás”.

 

Nova Odessa tem dois ecopontos à disposição da população, no Jardim Monte das Oliveiras e no Residencial Triunfo. O ponto de descarte do Triunfo foi inaugurado em janeiro pela Prefeitura. Cada espaço tem capacidade para receber 500 toneladas de resíduos por mês. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a média mensal na primeira unidade é de 638 de descartes, com predominância de resíduos de construção civil.

 

Os ecopontos funcionam de segunda a segunda, das 7h às 19h, e contam com câmeras de segurança. Eles recebem recicláveis como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos de construção civil (até 1m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (em garrafa PET); roupas; eletrônicos e pneus (quatro por pessoa/dia).

 

Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-0917.Também é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Comentários