fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Câmara realiza Exposição Água para Limeira


Pelas fotos os visitantes poderão acompanhar a implantação do SAAE

 

A Câmara Municipal de Limeira realiza, com organização pelo gabinete do vereador Júlio Cesar Pereira dos Santos, Dr. Júlio (DEM), a exposição “Água para Limeira” entre os dias 05 e 16 de dezembro no espaço Cultural Vereador Dr. Milton Ferrari. O projeto tem o objetivo de mostrar a implantação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) na cidade, por meio de registros fotográficos feitos pelo casal Pedro Moraes Siqueira e Lilian Thereza Senra Siqueira durante a criação do SAAE.

 

Engenheiros químicos, Pedro Moraes Siqueira e Lilian Thereza Senra Siqueira moraram na área rural de Limeira até 1960. Após a mudança para a cidade, Pedro tornou-se o primeiro diretor do SAAE, no qual atuou junto à mulher para o aprimoramento dos serviços de tratamento de água na cidade, com a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA).

 

Em 1967 foi inaugurada a primeira ETA de Limeira, cuja obra, à época, tornou-se referência pela forma de construção artesanal e comunitária; sem a existência de GPS e satélites, foi traçada manualmente a tubulação de 16km que captava água do Rio Jaguari – período no qual a qualidade do manancial era boa.  No início do funcionamento, a ETA tratava 20 milhões de litros de água por dia; hoje, em média de 50 a 57 milhões de litros passam por tratamento diariamente.

 

Pedro e Lilian foram aos Estados Unidos para especialização no tratamento de água e esgoto. Na volta ao Brasil, em meados de 1980, o foco das atividades se voltou para o tratamento de esgoto e, mesmo debilitado por um câncer, Pedro realizou o projeto de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu, que foi inaugurada em 1992 – um ano antes de o engenheiro morrer.

 

Pelos relevantes trabalhos realizados pelo casal Siqueira em Limeira, o gabinete do parlamentar Dr. Júlio realiza a exposição “Águas para Limeira” como forma de homenagem.

 

Serviço

Exposição Água para Limeira

Data: 05 a 16 de dezembro de 2016

Hora: 17h (abertura da exposição), nos demais dias, o mesmo horário de funcionamento do Legislativo

Local: Espaço Cultural Vereador Dr. Milton Ferrari (Câmara Municipal de Limeira – Rua Pedro Zaccaria, 70 – Jardim Nova Itália)

Entrada gratuita.

 

Para acesso às dependências da Câmara é necessária a apresentação de documento com foto.

 

 

Comentários

Dennis Moraes