RMC 

Câmara homenageia 187 anos de fundação da PM de São Paulo em sessão solene

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta sexta-feira (14) sessão solene em homenagem ao aniversário de 187 anos de fundação da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A homenagem foi motivada por requerimento de autoria do vereador Thiago Brochi (PSDB). A solenidade contou também com uma homenagem ao capitão da Força Aérea Brasileira Luca Pedrozo de Lima.

 

Participaram os vereadores Gualter Amado (PRB), Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (MDB) e Thiago Brochi, o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel PM Mauro Luchiari Junior, o subcomandante do 19º Batalhão, Major PM Rogério Nascimento Takiuchi, o Major PM Adriano Manoel Rédua dos Santos, e o piloto de caça e capitão da Força Aérea Luca Pedrozo de Lima, além de policiais que acompanharam a solenidade.

 

Durante o uso da palavra, o vereador Thiago Brochi parabenizou o trabalho da Polícia Militar. “Quero agradecer a esses heróis e heroínas que atendem diversas ocorrências. Além de trabalhar diretamente com segurança pública, sou testemunha do trabalho diário da PM e infelizmente a grande mídia não quer mostrar, mas é um trabalho verdadeiro, de homens e mulheres que saem de casa todos os dias e não sabem se irão voltar para suas famílias, e isso temos que reconhecer. Muito obrigado a todos”, discursou.

 

“É muito importante esse reconhecimento oferecido hoje nesta Casa de Leis. Os nossos números em termos de Polícia Militar do Estado de São Paulo são altíssimos em apreensões de drogas, armas, de flagrantes e no atendimento humanitário e social. Esse atendimento é de servir e proteger quando nos deparamos com diversas ocorrências. Trabalhos juntos para o sucesso da Policia Militar”, afirmou o Tenente Coronel da Polícia Militar Mauro Luchiari Junior.

 

“Nós como militares entendemos bem o conceito de servir, pois a carreira militar é pautada nos pilares básicos da hierarquia e da disciplina. Somente um combatente com conceitos profundamente enraizados no seu caráter, aliado ao ímpeto de servir à pátria, é capaz de vestir essa farda e honrá-la, independente de qualquer reconhecimento. Por isso eu registro aqui o meu muito obrigado a todos os integrantes da Policia Militar do Estado de São Paulo e digo que é uma honra ser lembrado nessa sessão. Muito obrigado”, disse o capitão da Força Aérea Luca Pedrozo de Lima.

 

Histórico

 

Em 15 de dezembro de 1831, por lei da Assembleia Provincial, foi criado o Corpo de Guardas Municipais Permanentes, composto de cem praças a pé, e trinta praças a cavalo; estava fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em atendimento ao decreto Imperial baixado pelo Regente Feijó. Dentro da província (atual estado de São Paulo), a Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, a Guarda Nacional, a Marinha e Exército Fixo, faziam parte da Força Pública de São Paulo.

 

Seus integrantes são denominados militares estaduais, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo.  Atualmente, em efetivo, é a maior polícia do Brasil e a terceira maior Instituição Militar da América Latina, contando com aproximadamente 100 mil policiais.

 

O 19º Batalhão de Policia Militar do Interior possui 04 Companhias e 02 Bases de Segurança fixa, responsáveis pelo policiamento de 05 cidades: Americana (sede do Batalhão, da 1ª Companhia e da Força Tática), Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho.

 

O 19º Batalhão realiza o policiamento de Rádio Patrulha Padrão, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (ROCAM), Policiamento de Força Tática, Policiamento Comunitário, Policiamento de Bicicleta, Ostensivo a Pé, Ronda Escolar e Proerd.

 

Foto: divulgação

Comentários

Leia também...