Contrariando a previsão inicial de que não haveria projetos em pauta, a 27ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, realizada nesta terça-feira (5), foi marcada por votações importantes e homenagens significativas. Dois projetos de lei foram protocolados de última hora e, juntamente com outras proposituras, receberam aprovação unânime dos parlamentares. A sessão aconteceu no Plenário Dr. Tancredo Neves e foi transmitida ao vivo pelas plataformas oficiais do Legislativo.
Durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram quatro Projetos de Decreto Legislativo que concedem o título de Cidadão Barbarense a personalidades que se destacaram em diferentes áreas:
-
Cláudio Vinicius dos Santos Britto (indicação do vereador Paulo Monaro);
-
Luciana Aparecida Fonseca de Godoy (Joi Fornasari);
-
Janderson Caproni de Carvalho (Rony Tavares);
-
Juarez Batista de Souza (Arnaldo Alves).
As homenagens reconhecem a contribuição social, profissional e comunitária dos homenageados ao município.
Entre os destaques da sessão estiveram dois projetos de lei que foram protocolados e incluídos na pauta pouco antes do início da reunião:
-
Declaração de interesse cultural, histórico e esportivo do Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, sede do União Agrícola Barbarense Futebol Clube. A proposta foi assinada por 18 vereadores e visa preservar o legado do estádio e da equipe esportiva símbolo da cidade.
-
Prorrogação do convênio com a Santa Casa de Misericórdia, proposta pelo Poder Executivo. A medida altera a Lei Municipal nº 4.375/2023 e permite a extensão do Convênio nº 02/2023 por mais dois anos. O texto também atualiza o Plano Operativo Assistencial (POA), com ajustes nos valores e na quantidade de procedimentos oferecidos à população barbarense, com recursos do Governo do Estado.
A sessão também contou com a discussão e aprovação de seis moções, abordando temas variados:
-
Juca Bortolucci enviou apelo à presidência da Coca-Cola Brasil, sugerindo a instalação de uma nova unidade da empresa em Santa Bárbara d’Oeste.
-
Paulo Monaro homenageou o bispo Dom Devair Araújo da Fonseca, eleito presidente da Sub-Região Pastoral de Campinas.
-
Marcelo Cury apresentou moção de aplauso ao atleta de jiu-jitsu João Pedro Lopes de Paula, por sua trajetória esportiva.
-
Carlos Fontes pediu providências ao DER quanto aos riscos com capivaras na Rodovia SP-308, entre os km 16 e 17.
-
Tikinho TK homenageou o músico Rennan, destaque no cenário nacional.
-
Júlio César Kifú, presidente da Câmara, destacou os serviços gratuitos oferecidos pela Faculdade Anhanguera nas áreas da saúde, jurídica e acadêmica.
Ainda durante a sessão, foi entregue a Moção de Aplauso nº 147/2025, de autoria de Carlos Fontes, ao professor Cleonízio Souza de Almeida, pelos relevantes serviços prestados à educação e ao esporte no município.
Na mesma data, a Câmara abriu ao público a exposição “Painéis Sensoriais Tia Tati”, com obras da artista Tatiane Pontes. A mostra fica disponível para visitação até o dia 29 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no hall de entrada da Casa de Leis.
A sessão também contou com a visita de representantes da Comunidade Casa Esperança e Vida (CCEV), organização com 46 anos de atuação na prevenção e recuperação de pessoas em situação de dependência química. O encontro foi intermediado pelo vereador Careca do Esporte, que destacou os 26 anos de atividades da entidade em Santa Bárbara.
Ao final da reunião, foi oficializada a posse do suplente Valdemar Peixoto, que assume temporariamente a vaga do vereador Isac Sorrillo, licenciado por questões de saúde.
VEJA TAMBÉM
Vereador Rony Tavares propõe moradias reservadas a vítimas de violência doméstica
Vereador Felipe Corá quer lombadas modulares para aumentar a segurança no trânsito em Santa Bárbara
Vereador Rony Tavares quer instalação de radares em semáforos de Santa Bárbara d’Oeste