Câmara barbarense promove Semana da Consciência Negra

Em virtude do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro, a Câmara barbarense promove, entre os dias 17 e 20, a Semana da Consciência Negra. O evento tem como objetivo propiciar uma reflexão sobre a atual situação dos negros na sociedade brasileira e contribuir para combater o preconceito racial.

Na terça-feira, dia 17, durante a 42ª Reunião Ordinária, a professora Cláudia Monteiro fará uso da Tribuna Livre da Câmara para sobre o tema “A Educação da Criança Negra”. A apresentação deve ocorrer antes da Ordem do Dia, logo após a abertura da sessão camarária, às 14 horas. Ainda na terça-feira, às 19 horas, a Associação de Capoeira de Santa Bárbara d’Oeste, do Mestre Luizão, fará uma apresentação no Hall do Legislativo barbarense. Trazida por negros escravos, a capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música.

Na quinta-feira, dia 19, a sede do Legislativo recebe a exposição “Missão Moçambique – Retratos de um povo que vive entre sonhos e desafios”, do jornalista e fotógrafo Anderson Junque. Essa mostra, que retrata aspectos da cultura e do cotidiano daquele país africano, permanecerá aberta ao público até o dia 18 de dezembro, com horário de visitação das 8 horas às 18 horas. Junque visitou Moçambique como integrante de expedição missionária promovida pela Congregação Salesiana de São Paulo.

Já na sexta-feira, dia 20 de Novembro, a Câmara promove a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares a 10 munícipes, homenageados por diferentes vereadores. A Medalha de Mérito Zumbi dos Palmares é outorgada a pessoas que se destacam nos diversos setores da sociedade, na luta pelo combate à prática do racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A entrega dessa honraria foi instituída em 2002.

Comentários

Notícias relacionadas